TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Dissertações: Historia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

A atividade 2, corresponde o 2º bloco de atividades – (Enviar no portfólio 2 a partir dia 05/10 até o dia 31/10/2014).

Após ler as aulas 03 e 04 – responda de forma sintetizada, o questionamento a seguir: A sociedade grega era organizada em Cidade – Estado. Como era a educação da Cidade Estada ateniense? Quem era o pedagogo na educação dos gregos espartanos e a que se deveu o progresso social dos gregos? Quanto a Educação medieval, o poder político estava centralizado no clero, nos quais os mosteiros eram as principais instituições de ensino, centros de pesquisa, casas editoriais e também responsáveis pela formação intelectual daquela época. Quais foram os trabalhos de destaque deixados no campo educativos pelos monges medievais e o que herdamos da educação medieval, presente ainda hoje em nossos dias? (valor 0,0 a 2,0)

A educação espartana era organizada em os modos militares e dava-se ênfase à educação física.O objetivo principal da educação espartana era transformar os cidadãos em bons soldados. Com 7 anos de idade, em que o menino ficava sob os cuidados diretos de sua mãe, ele era tirado do lar e colocado sob os cuidados dos auxiliadores do pedônomo. Dos meninos de mais de 12 anos, Plutarco nos informa que, os méis distintos de entre eles tornavam-se companheiros favoritos dos adultos; de 18 a 20 anos o jovem era classificado ireno e dedicava-se então, ao estudo sério de armas e das manobras militares. Dos 20 aos 30 anos seu treino tornava-se bem pouco diferente dos serviços da verdadeira guerra, os quais, nos intervalos de paz, eram praticados à custa dos ilotas. Com 30 anos o jovem se tornava maior de idade, mas apenas para continuar com seus serviços inteiramente devotados do Estado e aos treinos necessários, quanto ao pedagogo era um pedagogo escravo ou servo a quem era confiada à responsabilidade do zelo moral e do cuidado geral sobre criança. Muitas vezes escolhia-se para esse cargo alguém que, em virtude da idade, de aleijão, ou de outros defeitos, fosse incapaz para os serviços domésticos. Referente ao trabalho mais significativo dos monges no campo educacional foi a cópia dos manuscritos. Sem esse trabalho a maior parte das obras do passado, não teria chegado até nós. Deve-se aos monges liberais, que incluíam o trivium (gramática, dialética, retoria) e o quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia). Otrivium e o quadrivium unidos constituíam o septivium. Referente os períodos da educação grega eram divididos em Antigo período e o novo período. A antigo período grego é dividido em: 1ª Idade Homérica e 2º Período histórico que compreende os tipos espartanos atenienses primitivos. Em todos eles o fator dominante acha-se no aspecto social e institucional, de preferência as aspecto individualista. O novo período grego compreende primeiro, o período de transação em idéias educacionais, religiosas e morais, durante e após a Idade de Péricles. É este o período, durante o qual, se desenvolveu o novo pensamento filosófico e foram formuladas as novas práticas educativas.

A educação Espartana era dominantemente física e moral. Plutarco resume o conteúdo dessa educação nestas palavras: "Em relação a instrução eles recebiam apenas exata-mente o que era absolutamente necessário. Todo o restante de sua educação tinha em vista torná-los sujeitos ao comando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com