Historia Da Educação
Casos: Historia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zelle • 23/3/2015 • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Comunidade tribal e educação
Educação Difusa- A educação é ação e efeito de educar, de desenvolver habilidades físicas Dessa forma pode-se observar que a educação é um processo de desenvolvimento das habilidades.
Nomadismo- O nomadismo consiste em uma prática onde um homem ou grupos humanos vagueiam por diferentes territórios. Nesse processo de locomoção pelo espaço, essas comunidades utilizam-se dos recursos oferecidos pela natureza até esses se esgotarem. Com o fim desses recursos, esses grupos se deslocam até encontrarem outra região que ofereça condições.
Mítica Relativa aos mitos ou o que é da natureza deles; fabuloso. Exemplo: Lobisomem é um ser mítico
Formação humanística
Iluminismo O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval.
Paidéia refere-se ao sistema de educação e formação educacional das culturas grega e helenistas (greco-romana) que incluíam temas como ginástica, gramática, música, matemática, geografia, história natural e filosofia ou as chamadas artes.
Período helenístico- O helenismo foi à concretização de um ideal de Alexandre o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava. Foi naquele período que as ciências particulares tiveram seu primeiro e grande desenvolvimento. Foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio e apogeu de Roma.
Essência Empírica- Que faz alusão ao empirismo. Que se apoia exclusivamente na experiência e na observação. Que não se pauta em uma teoria determinada. SM aquele que cura doenças, sem noções científicas. Pej. sujeito charlatão.
Essência Existencialista - Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuir profundas diferenças em termos de doutrinas, 1 2 3 partilhavam a crença que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ser humano individual.
Explique educação espartana e atenuasse- Podemos ver que a educação desenvolvida em Esparta estava intimamente ligada ao caráter militarista que a sociedade e o governo tomavam naquela época percebemos que a formação do indivíduo era reconhecida como uma função a ser obrigatoriamente assumida pelo próprio Estado. Características da educação ateniense, objetivos, educação de meninos e meninas, valorização da cultura, valores educacionais, história, educação na Grécia Antiga.
Antiguidade romana
Civilização helenística- Helenismo é um termo que designa tradicionalmente o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, euroasiático e no Oriente, fundindo-se com a cultura local.
Retórica A retórica teria nascido no século V A.C., na Sicília e foi introduzida em Antenas pelo sofista Górgias, desenvolvendo-se nos círculos políticos e judiciais da Grécia antiga Originalmente visava persuadir uma audiência dos mais diversos assuntos, mas acabou por tornar-se sinónimo da arte de bem falar. Até o século XIX foi uma parte central da educação ocidental, preenchendo a necessidade de treinar oradores e escritores para convencer audiências mediante argumentos.
Formação enciclopédica- O conhecimento enciclopédico ou de mundo, refere-se a conhecimentos gerais presentes em nosso dia a dia, como as expressões idiomáticas, ditados populares, frases com sentido ambíguo e diferente do que se levado criteriosamente a cada significado da palavra e etc.
Antropológicos- Pode-se afirmar
...