Historia Da Fiat
Monografias: Historia Da Fiat. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaiseG • 14/6/2014 • 303 Palavras (2 Páginas) • 799 Visualizações
História Da Fiat
A marca italiana FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) foi fundada em 1899 por Giovanni Agnelli e um grupo de investidores. Em 1910 a Fiat passa a ser a maior marca automóvel da Itália, nunca mais perdendo esse estatuto até aos dias de hoje. Nos anos 20 a FIAT já controlava 80% do mercado italiano.
Com a morte de Giovanni Agnelli em 16 de Dezembro por ataque cardíaco a sua família foi afastada do controle da empresa, devido às ligações com o governo Mussolini. Vittorio Valletta passou a chefiar a empresa e abriu uma nova fabrica na União Soviética, em Togliatti.
Em 29 de Abril de 1966 Vittorio Valletta renunciou a presidência da empresa, o que abriu caminho para o neto de Giovanni, o Gianni, a se torna presidente. Com a chegada do novo presidente a Fiat viu a sua estrutura ser completamente reestruturada. Gianni Agnelli dividiu a empresa em áreas distintas, sendo as principais áreas: a produção de automóveis e a de produção de caminhões e tratores.
Como estratégia da Fiat para alcançar uma maior estabilidade, em 2000 ela faz um acordo com a General Motors, em que a GM adquiriu parte da Fiat. Mas este acordo só durou até 2005 altura em que a GM desistiu da compra.
No dia 30 de abril de 2009, a montadora italiana assumiu uma participação inicial de 20% na Chrysler, que pediu concordata, ganhando força para suas operações no maior mercado consumidor do planeta: os Estados Unidos. Em Julho de 2011 Sergio Marchionne, presidente da empresa, cria uma única equipe administrativa para a Fiat e a Chrysler.
...