Historia De Londres
Monografias: Historia De Londres. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrislene • 30/9/2014 • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 347 Visualizações
Em 43 da era comum, os romanos, liderados pelo Imperador Cláudio, fundaram Londínio na margem norte do rio Tâmisa. Não há consenso sobre a origem da palavra Londínio, provavelmente significa "seguindo o rio". Logo após a sua fundação, a cidade se desenvolveu ocupando uma pequena área, equivalente ao tamanho do Hyde Park.
Entre 190 e 225 d.C., os romanos construíram uma muralha ao redor da cidade. A muralha sobreviveu por 1.600 anos e definiu o perímetro da cidade por todo este tempo, tinha aproximadamente 3 km de extensão, 6 metros de altura e 2,5 de espessura. Em 190, Londínio emergiu em uma crise política com dois homens lutando pelo direito a sucessão ao Império (Septímio Severo e Clódio Albino). Com a vitória de Severo, a Britânia foi dividida em duas partes: Britânia Superior (cuja capital era Londínio) e Britânia Inferior (cuja capital era Eboraco, atualmente a cidade de York).
Anglo-saxões[editar | editar código-fonte]
Após a queda do Império Romano, a cidade romana foi praticamente abandonada e uma cidade saxônica com o nome de Lundenwic foi estabelecida a cerca de 1 km da velha Londres romana, na área que hoje se chama Covent Garden, local diferente da antiga cidade chamada Londínio. Lundenwic prosperou até 851 d.C. até as invasões Vikings destruírem a cidade. Em 878, o rei Alfredo, o Grande estabeleceu a paz. Logo ele mudou a vila para dentro das muralhas da antiga Londinum romana sendo chamada de Ealdwic ("old city" ou "velha cidade"), lugar onde hoje se localiza Aldwych.
Em seguida, sob o controle de vários reis, Londres voltou a prosperar. Em 1016, o rei dinamarquês, Canuto, o Grande conquista a Inglaterra. Só com a morte de Canuto é que a Inglaterra volta às mãos dos anglo-saxões. A dinastia saxã foi restaurada em 1043 por Eduardo o Confessor que ordenou a construção da Abadia de Westminster e do Palácio de Westminster (conhecido também como Casas do Parlamento).
Período medieval[editar | editar código-fonte]
Após a Batalha de Hastings em 1066, os normandos conquistam a Inglaterra colocando um fim na dinastia anglo-saxã. Guilherme I é coroado rei inglês na recém acabada Abadia de Westminster. Nesta abadia (não confundir com a Catedral de Westminster) viriam a ser coroados todos os reis da Inglaterra. A residência dos reis da Inglaterra foi, até o fim do período normando, o castelo fortaleza da Torre de Londres, que posteriormente se tornou uma prisão e hoje guarda as jóias da Coroa.
Época dos Tudors (1485-1603)[editar | editar código-fonte]
Este período viu três grandes acontecimentos: a guerra das rosas, a reforma religiosa inglesa e o período Elisabetano. Até a reforma, boa parte de Londres era ocupada por monastérios e outros estabelecimentos religiosos. Com a reforma de Henrique VIII, os monastérios passaram a outras mãos e outras funções.
Época dos Stuarts (1603-1714)[editar | editar código-fonte]
Após a derrota da incrível armada espanhola em 1588, uma certa estabilidade política na Inglaterra permitiu Londres de se desenvolver. Em 1603, o rei Jaime I tentou unificar a Inglaterra e a Escócia. Porém suas leis anticatólicas o deixaram muito impopular e no dia 6 de novembro de 1605 ele acabou sofrendo uma tentativa de assassinato na famosa conspiração da pólvora. Jaime I fez o primeiro projeto de urbanização da cidade e sob o reinado de Charles I surgiu o Hyde Park, o primeiro parque aberto ao público de Londres.
Entre 1665 e 1666 , Londres sofreu a grande epidemia da peste bubônica que acabou matando por volta de 70.000 pessoas (20% da população). Do dia 2 de setembro à 5 de setembro ainda em 1666, o Grande Incêndio de Londres destruiu boa parte da cidade. A reconstrução durou dez anos e é obra do grande arquiteto Christopher Wren, quem reedificou muitas igrejas destruídas, entre elas a Catedral de São Paulo (ou Saint Paul's Cathedral), onde hoje descansam os heróis da nação britânica. A cidade viu uma grande aceleração no século XIII, e ao início do século XX, Londres era a maior cidade do mundo.
Século
...