Historia Do Bairro Saõ Francisco
Artigos Científicos: Historia Do Bairro Saõ Francisco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 192018 • 6/11/2014 • 539 Palavras (3 Páginas) • 4.285 Visualizações
Aliás, era comumnomear bairros de São Luís com nomes de santos ou referências católicas, como é o caso doSão Cristóvão (antigo Tirirical), Fé em Deus, Anjo da Guarda, Madre Deus, São Francisco,entre outros, que continuam com a mesma denominação até hoje.
São Francisco é um bairro brasileiro localizado na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão. É o bairro nobre da cidade, surgido entre 1960 a 1965.
Padroeiro da paz, São Francisco acabou escolhido com santo protetor da comunidade de pescadores que deu origem ao bairro do São Francisco. A comunidade já existia antes da construção da ponte José Sarney, na década de 60. Mas somente em 1971, foi criada a paróquia de São Francisco de Assis. Desde então são realizadas, anualmente, homenagens para o santo.
Amanhecia o dia 14 de fevereiro de 1970. Eu comemorava uma grande vitória. Tinha feito tudo para não deixar o Governo do Estado sem inaugurar a Ponte do São Francisco que o governador Antonio Dino colocou o nome de José Sarney. Abri a janela da pequena casa da Avenida Beira-Mar, onde morava, ali no pé da muralha. Isso porque o palácio estava sendo restaurado por mim para entregá-lo ao meu sucessor. Abri a janela e olhei para a ponte, toda embandeirada, referência nova que alterava o visual da cidade de São Luís.
A Ponte de São Francisco foi inaugurada em 1969 pelo então Governador José Sarney par melhorar a expansão da cidade. O verdadeiro nome da ponte é: "Ponte Governador José Sarney." que liga o centro histórico ao bairro de São Francisco localizado próximo às praias o que facilitou a expansão turistica e imobiliária da cidade de São Luís-MA.
Na década de 1970, o aterramento para a ligação dos bairros São Francisco e
Ponta D’Areia destruiu o igarapé da Jansen, facilitando, assim, o acesso às praias. Deste
aterramento, formou-se a Laguna da Jansen, que, em 2001, recebeu obras de infra-estrutura para o lazer e turismo que agregou valor ao bairro Renascença II.
O processo de urbanização acelerou-se a partir da década de 1970, com a construção da Ponte José Sarney, ligando os bairros São Francisco e Centro Histórico, que viabilizou a ocupação da área norte do canal do Anil e fomentou a urbanização da orla marítima e a necessidade de novas vias de acesso. Ocorreram diversos impactos ao meio ambiente, tanto por causa da especulação imobiliária quanto para a construção da Avenida Maestro João Nunes, que liga o bairro São Francisco a Ponta D’areia. Essa avenida passou sobre o Igarapé através de um aterro, formando uma barragem que deu origem a Laguna, equivocadamente chamada de lagoa.
Na área da Laguna da Jansen, as modificações da paisagem são marcadas por fortes discrepâncias sociais, iniciadas com a ocupação desordenada das áreas de mangues da “Ilhinha”, continuadas com a construção da Avenida Maestro João Nunes e dos conjuntos residenciais Renascença I e II e Ponta do Farol. A construção desses conjuntos e de estruturas urbanas complementares adjacentes, como shoppings e empreendimentos comerciais, motivaram a especulação imobiliária voltada às classes mais abastadas da sociedade que se sobrepõe contra as classes menos favorecidas que habita os pequenos casebres.
PRAIAS
Ponta
...