Historia e geografia
Por: celha • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.125 Palavras (13 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Anápolis
CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTES DO GRUPO:
Celha Maria de Godoy RA: 6580286412
Juliana Caetano Silva RA: 6790442531
Marivânia Dias Lopes RA: 6947451817
Noemi Ruhame de Godoy RA: 6501254270
Núbia Cássia Morais Borges RA: 6572301139
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito de conclusão da disciplina “ Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação da profa-tutora presencial Flaviane Pires.
ANÁPOLIS
2015
UNIVERSIDADE ANAHANGUERA-UNIDERP
APRESENTAÇÃO
Relatório, sobre as reflexões acerca do tema “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob a orientação da profa. Tutora presencial, Flaviane Pires, elaborado em grupo de cinco alunos, como atividades prática supervisionadas, através de relatório final.
INTRODUÇÃO
Que conhecimentos são fundamentais á formação das crianças? Creio que essa é uma reflexão que se faz necessária de tempos em tempos. E essa é uma discussão a ser feita de forma coletiva na escola, pois o trabalho pedagógico precisa sempre levar em conta a singularidade das ações infantis e o direito á brincadeira, a produção cultural tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, reconhecendo e respeitando as manifestações e necessidade físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.
Para que isto se manifeste dia a dia, é preciso ainda relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas de acordo com a especificidade da infância, tendo sempre em mente o objetivo da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, e em diversos níveis e modalidades do processo educativo, desenvolvido em um processo de trabalho integrado as ciências sociais e nas reflexões criticas em relação aos conteúdos.
Além disto, estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que nos caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado da avaliação às instâncias competentes, a fim de obtermos um ensino melhor e mais estruturado.
Se o que pretendemos como professores é produzir os processos de ensino-aprendizagem, e não apenas sermos mais um profissional da educação, então devemos assumir a condição de agentes de educação, capazes de produzir novas propostas e novas condições de participação em todos os níveis e modalidades do ensino.
A qualidade de ensino e desenvolvimento da aprendizagem está condicionada ao respeito, às particularidades de cada criança, que devem ser observados no âmbito geral da educação, deixando que elas aprendam e busquem o aprendizado de maneira simples e gostosa.
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO
E AS ATRIBUIÇOES DO MEC
Hoje, a atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas emendas constitucionais em vigor. Em cada um dos níveis e modalidades de ensino, é possível observar o caráter flexível da legislação educacional vigente, levando-se em conta a autonomia conferida aos sistemas de ensino e às suas respectivas redes. Ressalta-se ainda o momento de adaptação e adequação dos sistemas à legislação educacional recente, pelas reformas e normatizações ainda em implantação na própria prática pedagógica escolar de hoje. O que seria utopia passa então a ser, não um mero desejo, mas um avanço possível, graças às condições que já estão postas e que precisam ser percebidas no momento histórico não apenas da escola, mas, do sistema de ensino como um todo.
A proposta curricular traz á tona a necessidade de produzir o auto aprendizado; isto é, compreender a proposta curricular em cada escola, pois cada instituição tem uma maneira diferente de ver essa proposta, e para tudo isso dar certo precisa de que o profissional entenda bem a finalidade da proposta, para que possa coloca-la em pratica, podendo contar também com a ajuda do MEC que tem dado uma grande contribuição para a educação infantil.
A proposta curricular tem por objetivo final, que o professor entenda o ensino em si e a aprendizagem escolar como um processo evolutivo e produtivo; não esquecendo que a escola também influencia muito nesse processo.
O professor deverá resgatar a sua capacidade de pensar, organizar e produzir conhecimento em relação ao processo de produção do ensino aprendizagem se quiser agregar mais valor ao seu trabalho.
Pelo art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ela está subdivida em: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Ela pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, sendo que esta última pode ser também uma modalidade da educação superior.
O art. 29 diz que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil é oferecida em creches, para crianças de zero a três anos de idade, e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos.
O MEC tem um grande papel na educação infantil, ele garante que as crianças possam passar mais tempo no ambiente escolar e que possam ter uma educação de qualidade. O MEC influencia desde decisões dos conteúdos ate a infraestrutura da escola, alem disso foca também no desenvolvimento do aluno para que dentro da escola seja um lugar onde possa se expressar suas diferentes culturas.
...