História Da Contabilidade
Trabalho Universitário: História Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamalu • 26/5/2014 • 552 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
HISTORIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens,quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. À medida em que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, precisavam saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; só as informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Antigamente na mesopotâmia os homens primitivos começaram a registrar seus patrimônios.
Os tempos foram passando ai chegarão os egípcios e depois os romanos trazendo a paz só que com o passar dos tempos os bárbaros invadiram a península, era a queda do império romano.
Na idade média os árabes invadiram a península ibérica e trouxeram obras manuscritas ajudando os povos comerciantes com um pouco de conhecimento da sobre a contabilidade, assim Luca Patioli inventou o método das partidas dobradas, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Em 1500 chegarão os primeiros contadores nos navios no descobrimento do Brasil assim foi dividida a administração das fazendárias.
Em 1770 em Portugal foi regulamentado a profissão contábil, em 1810 foram trazidos os portugueses para ensinarem os brasileiros a contabilidade e desenvolveram novos métodos.
Um dos primeiros instrumentos dos contadores era o abado (contador), com o passar do tempo foram evoluindo seus instrumentos de trabalho como a maquinas Elis, Mecanógrafo ou datilógrafo até chegarem a maquina de escrever e finalmente os computadores.
No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
Cada vez mais a contabilidade ia evoluindo já no século XX as escolas do rio de janeiro já eram certificadas, em 1924 depois de muita luta o presidente Eurico Gaspar Dutra decretou a profissão mais antiga do Brasil.
A mais antiga instituição contábil no Brasil é a associação dos guarda livro da corte.
Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia
...