História Da Contabilidade
Dissertações: História Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thainalouren • 20/6/2013 • 390 Palavras (2 Páginas) • 417 Visualizações
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade começou a surgir com a necessidade de registro do comércio na história da civilização, não possuindo uma data específica. À medida que as operações passaram a se tornar mais complexas, o seu controle se refina, e na Itália, surge o termo Contabilitá. Nesse período surge o termo patrimônio, que origina das palavras pater, patris, que significa “herança recebida dos pais”.
A evolução da contabilidade se resume da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO: das primeiras civilizações até 1202 da Era Cristã. O livro “Liber Abaci” de Leonardo Pisano, escrito em 1202 encerra o primeiro ano contábil.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL: de 1202 até 1494, quando surge o “Contabilidade por Partidas Dobradas” do Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, que enfatizava a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribui para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. O Frei Luca Paciolo ficou designado como o patrono da contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO: período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, uma obra marcante na história da contabilidade, escrito em 1840.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO: período que se inicia em 1840 e segue-se até o dia de hoje. Vicenzo Mazi, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. Entretanto, apenas muita teoria existia, com poucas demonstrações práticas, sem pesquisas fundamentais, com pouca flexibilidade e preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência ao invés de dar vazão à pesquisa séria de campo e grupo. A partir de 1920, inicia-se a fase de predominância norte-americana dentro da Contabilidade.
ESCOLA NORTE-AMERICANA
As escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis começaram a florescer nessa época com muita pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos.
A criação de grandes empresas, como as multinacionais, por exemplo, que requerem grandes capitais, de muito acionistas, foi à causa primeira do estabelecimento das teorias e práticas contábeis, que permitissem correta interpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.
Com o nascimento das grandes corporações, aliado ao desenvolvimento do mercado de capitais e o desenvolvimento norte-americano, constitui um campo fértil para o avanço das teorias e práticas contábeis. Por isso, hoje possuímos inúmeras obras contábeis de origem norte-americanas, que tem reflexo direto nos países do mundo todo.
...