História da Política de Saúde no Brasil
Seminário: História da Política de Saúde no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 84218229 • 8/10/2014 • Seminário • 670 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Saúde Coletiva
Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil
NOME SANDRA JOSÉ DA COSTA CROCHE
RA 8484179775
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Saúde Coletiva
Aula-tema 03: História das Políticas de Saúde no Brasil
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Saúde Coletiva apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (JULIO CESAR BITENCOURT).
Anhanguera Educacional
2014
Resenha Crítica
1) O contexto de vida e da obra do autor
O autor, “ Nelson Rodrigues Santos”, mostra preocupação com a saúde pública no Brasil, ele destaca a origem do SUS e seu progresso, acontecimentos que surgiram e trouxe para o país, enfrentando resistência para esta melhoria para que as pessoas não deixassem de perceber o quanto é necessário para seu dia a dia.
2) Resumo do assunto
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado como um processo social, e foi construído em ambiente democrático. Este artigo destaca que de 1960 á 1980 no período colonial a implantação SUS que enfrenta resistência por essa melhoria, mostro que nesta época havia privatização pública e fatores que dificultavam o seu atendimento.
Nos anos 70 começou na prática de movimentos sociais políticos contra a ditadura, lutando pela liberdade democrática do Estado, para fortalecer uma sociedade justa e solidária em um novo Estado com política pública e direitos humanos; ausência de terra; reforma agrária, apresentando assim fatores sociais portadores de projetos diversificados.
Nos anos 80 houve os primeiros repasses de recursos federais que fortaleceu a prestação de serviços básicos e integrais da população, sendo que é importante ter estes recursos para a saúde.
Já nos dias atuais á grande aglomeração de pessoas em hospitais, pronto socorros, postos de saúde e demais entidades que atendem a saúde em alguns lugares em situações desumanas, isto tudo devido a má administração pública, sem comprometimento com a saúde, gerando falta de recursos e de repasses a esses órgãos. Vimos que até pouco tempo era viável ter planos de saúde, pois o atendimento era ágil e com dignidade e isto não está ocorrendo nos dias atuais, porque até para uma simples consulta a espera é grande.
A criação do SUS é um dos melhores programas que foi implantado no Brasil, se houver uma boa administração e interesse por parte dos governos federal, estadual e municipal teríamos com certeza o melhor desempenho na saúde pública do mundo,
...