Histórico De Jogos
Pesquisas Acadêmicas: Histórico De Jogos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fenix66 • 2/11/2014 • 4.243 Palavras (17 Páginas) • 463 Visualizações
Histórico de jogos
Desde os primórdios da civilização o jogo está presente na vida do homem. Na antiguidade, através das pinturas rupestres, entre Gregos e Romanos com o jogo do pião, no cabo de guerra dos meninos de Atenas, no combate de arco e flecha simulado pelos filhos dos nobres, entre os Prussianos que no século XIX utilizavam jogos de tabuleiro que simulavam batalhas reais.
Na Segunda Guerra Mundial, os alemães e Ingleses, utilizavam o jogo para a definição de estratégias e táticas de combate.
Na década de 50, os Estados Unidos utilizavam jogos de simulação como instrumentos de ensino para o treinamento de executivos da área financeira e a partir do ano de 1963, com o desenvolvimento e evolução dos computadores, os jogos de empresa simulados alcançaram seu êxito na formação acadêmica e foram difundidos nas universidades estrangeiras.
No Brasil, os primeiros jogos com modelos importados chegaram na década de 1980 e, hoje, equipes de profissionais e consultores, trabalham no desenvolvimento de jogos simulados, que retratem nossas realidades empresariais. Os esforços de professores, profissionais de empresas de consultoria e os setores de treinamentos das empresas, têm contribuído significativamente no maior uso destes recursos didáticos.
Os jogos de Empresas constituem, nos nossos dias, uma valiosa ferramenta nos mais diversificados segmentos para formação e treinamento, tanto para a comunidade acadêmica, como para a comunidade empresarial.
Conceitos
Diversos autores têm buscado a conceituação de jogos de empresas, os quais diferem segundo seus objetivos pretendidos, como demonstrado nas definições que se seguem. Para melhorcompreensão, seguem os conceitos que definem jogos e jogo simulado.
Conceitos de Jogos
Huizinga (1971) define jogo como “algo mais que um fenômeno fisiológico, um reflexo psicológico”, onde em seu livro Homo-ludens, o jogo transcende as necessidades imediatas da vida, pois confere um sentido a ação.
Para Monteiro (1979), “o jogo encerra na sua essência um sentido maior do que a simples manifestação de uma necessidade : encerra uma significação”.
O jogo como atividade espontânea, além da distração que proporciona, tem também o objetivo de sociabilizar, de propiciar a formação de equipes, liberar a imaginação, disciplinar, de aperfeiçoar o bom senso e principalmente, de permitir que seu participante exercite habilidades necessárias ao seu desenvolvimento promovendo a descoberta e o encontro dele consigo mesmo.
Conceito de Jogo Simulado
Gramigna (1994) define jogo simulado como “atividade planejada previamente pelo facilitador, na qual os jogadores são convidados a enfrentar desafios que reproduzem a realidade de seu dia-a-dia. Todas as decisões são de responsabilidade do grupo e as tentativas são estimuladas”. Por meio dos jogos simulados são identificadas as características do mundo real (regras definidas, espírito competitivo, tensão), porém, sem seus riscos como perda de prestígio, confiança e até de cargo como reflexo de decisões equivocadas.
Tomada de decisão
De acordo com Simon (1965:54), as decisões são algo mais que simples proposições factuais: Para ser mais preciso, elas são descrições de um futuro estado de coisas, podendo essa descrição ser verdadeira ou falsa, num sentido empírico.
Por outro lado, elas possuem,também, uma qualidade imperativa pois selecionam um estado de coisas futuro em detrimento de outro e orientam o comportamento rumo à alternativa escolhida.
Jones (1973:28) considera a decisão como um curso de ação escolhido por aquele que decide, que optou por determinado caminho por julgá-lo o mais eficiente à sua disposição para alcançar os objetivos ou o objetivo visado no momento –– ou seja, a melhor maneira de resolver um problema em aberto. Diz ainda que uma decisão é algo bem diferente do desempenho real do ato que a inspirou: é uma conclusão a que chegou um homem a respeito do que ele deve fazer em seguida. Também enfatiza que decisão é uma solução selecionada depois do exame de várias alternativas –– escolhida porque aquele que decide imagina ser o caminho eleito o mais eficaz para cumprir as metas programadas.
Pode-se dizer assim, argumentam Chagas & Freitas (2001), que uma decisão baseia-se em conhecimentos ou crenças sobre as relações de causa e efeito das opções disponíveis, e visa à alternativa cujas conseqüências são preferíveis. Quando o administrador não tem o domínio de variáveis, às vezes fundamentais para o bom desempenho de seu trabalho, há o risco de gerenciar um processo decisório mal sucedido (Teixeira & Pellegati, 1986).
Segundo Freitas et alli (1997:52), as variáveis mais importantes que interferem no processo de tomada de decisões são: os objetivos da organização, os critérios de racionalidade e de eficácia, as informações (a falta ou excesso, situação de incerteza, complexidade e conteúdo), raciocínio, valores, crenças, recursos, etc. Estas variáveis servem de apoio ao decisor, principalmente quando o conteúdo das informações possibilitaformar uma base de conhecimento e ajuda no raciocínio, contribuindo para a formação de valores positivos (recursos) e a eliminação de crenças ou mitos, encaminhando o administrador para decisões acertadas e sua execução (ações).
A importância da tomada de decisão na organização é bastante clara e pode ser percebida empiricamente em qualquer análise organizacional, dizem Freitas et alli (1997:53).
E esta relação é tão estreita, observam os autores, que é impossível pensar a organização sem considerar a ocorrência constante do processo decisório. Conclui-se então que as atividades realizadas nas empresas, nos seus diversos níveis hierárquicos, são essencialmente atividades de tomada de decisão e de resolução de problemas.
Conceito de Jogos de Empresas
Os jogos de empresas apresentam a mesma estrutura dos jogos, porém, salientam as situações da área empresarial, buscando simular características sociais, econômicas e técnicas do ambiente das empresas. Segundo Carson apud Greenlau, Herron & Randonn 1994), “uma simulação do Jogo de Empresas pode ser definida como um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas” .
Para Kopittke (1992),
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