Histórico do Empreendedorismo
Tese: Histórico do Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vani21 • 20/10/2013 • Tese • 521 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
1- Introdução
A definição de empreendedorismo é muito ampla, devido às diversas concepções surgidas no decorrer dos anos, sendo que no Brasil tomou conhecimento a partir da década de 90.
Seu aparecimento teve a partir do surgimento de grandes entidades, sendo obrigadas a criar maneiras de se manter no mercado, fazendo com que, pessoas desenvolvam a habilidade de empreender ou aprimorem suas características natas, tornando-se empreendedores de sucesso.
Segundo Dolabela (2008), empreendedorismo é considerado um fenômeno incentivador da competitividade organizacional, sendo uma ferramenta eficiente nos negócios.
Nessa abordagem iremos apresentar um breve histórico do empreendedorismo, as definições sobre empreendedorismo nato, suas características, e a incerteza de que seja genética ou aprendizagem.
2- Histórico do Empreendedorismo
Empreendedorismo é derivado da palavra francesa entrepeneur, sua primeira utilização ocorreu em 1725, pelo economista irlandês Richard Cantillon, designado o individuo que assumia riscos, contudo no século XVI no período das Grandes Navegações, diversas nações expandiram suas missões pelos continentes do mundo, sendo consideradas atitudes empreendedoras, tendo assim quase três séculos de existência. (ALFREDO, 2009). No século XVII, foi separadaa definição de empreendedorcom o capitalista. Já no século XIX e inicio do século XX, foi confundido a definição de empreendedores com gerentes ou administradores, (o que acontece até nos dias atuais). No Brasil tomou-se forma na década de 90, quando as entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas, antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo. (ALFREDO, 2009).
Dentre os homens que realizaram os mais diversos empreendimentos, destacam-se Irineu Evangelista de Souza e o Barão de Mauá, por terem fabricado caldeiras de maquinas a vapor, engenhos de açúcar,guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água, entretanto outros empreendedores brasileiros se destacaram sendo eles: Luiz de Queiróis- precursor do agronegócio brasileiro e grande incentivador da pesquisa cientifica no setor; Attilio Francisco Xavier Fontana – seu legado maior foi à criação do Grupo Sadia (atual Brasil Food, resultado da fusão entre Sadia e Perdigão); Valentim dos Santos Diniz – fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar, revolucionou o varejo com novas formas de atendimentos ao cliente, alterações nos sistemas de embalagem refrigeração, técnicas de venda, publicidade e administração, influenciando padrões de consumo e comportamento; Guilherme Guinte – proprietário da companhia Docas de Santos, da companhia Siderúrgica Nacional e responsável pela abertura do primeiro poço petróleo no Brasil; Wolff Klabin e Horacio Lafer – criadores da primeira grande industria de celulose brasileira, a Klabin; José Ermírio de Moraes – responsável pela transformação da sociedade anônima Votorantim em um grande conglomerado, o Grupo Votorantim (ALFREDO, 2009).
...