Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica
Artigo: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: delcidamasceno • 3/12/2014 • Artigo • 416 Palavras (2 Páginas) • 664 Visualizações
MEMORIALl – Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica
NOME: Maria Delci Moura Damasceno
No módulo “Homem, pensamento e cultura: pudemos ver que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o indivíduo, respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajudar a construir nossa identidade.
Pudemos ainda averiguar que na escola o indivíduo deveria opinar, ser crítico e por meio do diálogo construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e participativos.
Na escola e no trabalho o indivíduo pode ficar alienado, se não se atentar para isto. Tanto no trabalho como na escola tudo deve ser planejado com a intenção de sermos participativos, críticos e respeitar ainda a opinião dos outros.
A educação, segundo a L.D.B. e PCNs deveria ser direito de todos, mas na prática isto não ocorre, a educação é vista como mercadoria. Quem é mais abastado, tem acesso a melhor educação. Para que ocorra mudança nesta prática, temos que agir como cidadão e não deixar para o Estado ou ao Governo modificar tal situação. Reivindicando nossos direitos já é um passo para que mudanças ocorram e temos o poder do voto, então temos o poder de reivindicar melhorias Aprendemos sobre o Devir humano – ser humano será que nós sempre fomos assim? Não estamos sujeitos a várias mudanças, porque através da cultura é que nos tornamos seres humanos que somos hoje. E um fator muito importante nessa formação é a educação.
As escolas unem várias culturas na qual se dá a junção da cultura científica.
A escola tem como cultura formar cidadãos e profissão.
Falamos sobre linguagem das diversas culturas e que a mesma significa um conjunto de símbolos que usamos para nos relacionarmos com os outros e com o mundo. E que as mesmas são classificadas em verbais e não-verbais.
Vimos também sobre o trabalho entre essas culturas e podemos afirmar que o trabalho também educa. Preste atenção se o seu trabalho está servindo realmente na contribuição da educação. Cada dia todos ao seu redor aprende com você.
Falamos sobre valores culturais e o que cada um representa para a educação e a sociedade, além disso, falamos sobre as práticas culturais na escola, que diz respeito ao que somos na escola. Todos nós somos educadores e devemos tomar nossas decisões como tal.
...