Relatório De Pratiques "Homem, Pensamento E Cultura"
Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Pratiques "Homem, Pensamento E Cultura". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassio1978 • 27/3/2014 • 516 Palavras (3 Páginas) • 987 Visualizações
Relatório de Pratiques
“Homem, pensamento e cultura”
No módulo “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica” pudemos ver que a escola é um espaço onde acontece a educação formal que é intencional. Existe para educar coletivamente o individuo, respeitando sua cultura e o meio social onde vive. O que aprendemos na escola deveria ajudar a construir nossa identidade.
Pudemos ainda averiguar que na escola o individuo deveria opinar, ser crítico e por meio do diálogo construir uma sociedade bem informada, com indivíduos emancipados e participativos.
Na escola e no trabalho o individuo pode ficar alienado, se não se atentar para isto. Tanto no trabalho como na escola tudo deve ser planejado com a intenção de sermos participativos, críticos e respeitar ainda a opinião dos outros.
A educação, segundo a L.D.B. e PCNs deveria ser direito de todos, mas na prática isto não ocorre, a educação é vista como mercadoria. Quem é mais abastado, tem acesso a melhor educação. Para que ocorra mudança nesta prática, temos que agir como cidadão e não deixar para o Estado ou ao Governo modificar tal situação. Reivindicando nossos direitos já é um passo para que mudanças ocorram e temos o poder do voto, então temos o poder de reivindicar melhorias.
Este módulo faz uma abordagem antropológica e filosófica, visando entender o homem e algumas práticas realizadas por este no seu dia-a-dia, seu modo de pensar, agir que vai de encontro, principalmente ao cotidiano escolar.
Assim faz-se importante na construção de saberes que podem levar o individuo a assumir uma postura crítica dentro da realidade que deveria e deve ser praticada dentro da escola, com ênfase nos valores sociais, além de proporcionar o entendimento do que a escola é capaz de produzir e influenciar no tornar-se humano de cada indivíduo.
Ao chegarmos ao final deste módulo, Homem, pensamento e cultura, onde verificamos logo no início que parecia não ter nada a ver com educação. Mas com o passar das aulas, verificamos que tinha tudo a ver com a educação.
Vimos também que a convivência com o outro supõe construção, desconstrução e reconstrução de cada uma das diferentes relações que existem entre ambos, o que caracteriza a educação.
Neste estudo, além de lermos, foi importante que nos pudemos pensar e investigarmos suas práticas e vivencias de trabalho e as práticas cotidianas de cada escola.
Através desse estudo me tornei um profissional crítico, atento as práticas da qual participo e delas sabendo qual seria sua intenção, objetivos e influencias possíveis.
...