Hormonio Da Tireoide
Exames: Hormonio Da Tireoide. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciajsantos • 30/9/2014 • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 627 Visualizações
Hormônio da tireoide
A formação e secreção dos hormônios
A tireoide é localizada logo abaixo da laringe ocupando regiões laterais e anterior a traquéia, é uma das maiores glândulas endócrinas pesando de 15 a 20 g no adulto. Essa glândula secreta dois hormônios principais Tiroxina e Trioditininachamados de T3 e T4. Ambos aumentam intensamente o metabolismo. A secreção tireoidiana é controlada pelo hormônio estimulanteTSH secretado pelo hipófise interior.
A tireoide também secreta calcitonina para o metabolismo do cálcio.
TSH - É o hormônio responsável pelo aumento da secreção da tiroxina e trio-iodoteronina.
Anatomia da tireoide
A tireoide é composta por grande número de folículos fechados cheios de coloide, revestido por células epiteliais cuboides que secretam produtos para o interior do folículo. Coloide em sua maior parte é composta por uma grande glicoproteína a tirei globina que contem hormônios tireoidianos. Uma vez que a secreção chega ao folículo, deve ser absorvida através do epitélio folicular para o sangue para realização das suas funções.
A Bomba de Iodeto e Suporte de Sódio e Iodeto
O primeiro estágio na formação de hormônios tireoidianos, é o transporte do iodeto do sangue para o interior das células e folículos glandulares da tireoide.
A membrana basal das células tem a capacidade de bombear, ativamente, iodeto para o interior da célula . Isso é realizado pelo transporte de sódio-iodeto (NIS) a energia para transportar o iodeto vem da bomba de sódio e potássio.
Na glândula normal a concentração de iodeto gerado pela bomba é cerca de 30 vezes maior que o sangue. Quando a atividade da tireoide aumenta, essa concentração pode se elevar a 250 vezes. A captação do iodeto da tireoide é influenciada por vários fatores como TSH responsável pela estimulação da bomba de iodeto, hipo fisectomia reduz a forma considerável. Intensidade diária da secreção da tiroxina e trioidotinina.
Cerca de 93% dos hormônios secretados pela tireoide é tiroxina e só 7% é tireoidetinina .Entretanto após dias a metade da tiroxina é dissociado formando trioiodotinina. Portanto o hormônio tem em maioria.
A ação da trioidotinina é muito mais rápida que a do tiroxina que leva de 6 a 12 horas enquanto a trioidotinina leva de 2 a 3 horas pra fazer efeito.
Efeitos Fisiológicos dos Hormônios Tireoidianos
Os hormônios tireoidianos tem a capacidade de fazer a transcrição dos genes .Eles ativam receptores nucleares. São receptores que estão ligados a fita genética do DNA ou se localizam perto. Os receptores não se ligam aos hormônios, eles ativam e iniciam um processo de transcrição de leitura. Então é formado grande número de RNAmensageiros que depois de alguns minutos ou horas são traduzidos em ribossomos formadores de centenas de proteínas.
Aumenta a atividade metabólica de quase todos os tecidos corporal. A velocidade da utilização dos alimentos é muito acelerada, apesar de seu catabolismo também seja aumentada.
Funções dos Hormônios Tireoidianos
Aumento da atividade da mitocôndria ou seja, a produção de ATP.
Elevação da velocidade de transporte de íons de sódio através as membrana celular e alguns tecidos.
Importante no crescimento. Principalmente em crianças, as que apresentam hipotireoidismo ou seja, falta do hormônio fica o crescimento retardado já no hipertireoidismo apresenta o crescimento excessivo.
O hormônio tireoidiano é importante no crescimento e no desenvolvimento do cérebro durante a vida fetal e nos primeiros anos de vida da criança.
Se o feto ou a criança depois de nascida não tiver a glândula de tireoide ela permanece mentalmente deficiente pelo resto da vida.
Efeitos do Hormônio tireoidianos
O hormônio tireoidiano tem efeito sobre o carboidrato, ele faz acelerar a quebra de alimentos ou seja , o aumento das enzimas metabólicas.
Ajuda no estímulo do metabolismo dos lipídios Através da influência de hormônios tireoidianos os lipídios são metabolizados do tecido adiposo diminuindo assim o acúmulo de gordura no organismo.
Necessidade aumentada de vitaminas
Com o hormônio aumenta a quantidade de muitas enzimas corporais, e como as vitaminas fazem parte essenciais, a há uma grande necessidade de vitaminas.
Peso corporal
Quantidade muito elevada de hormônio tireoidiano quase sempre diminui o peso corporal e quantidade reduzida aumentada.
Sistema cardiovascular
O aumento do hormônio tireoidiano (hipertireoidismo) aumenta a frequência cardíaca, ele em excesso estimula a excitabilidade do coração, aumenta a força e a contração cardíaca. Com isso há casos de pacientes que morre com insuficiência cardíaca do miocárdio aumentando o trabalho cardíaco.
Aumento da respiração
Pelo aumento da utilização do oxigênio, aumenta a frequência a profundidade da respiração.
Aumento do metabolismo gastrointestinal
Aumenta ou diminui produção de secreções digestivas, resultando em diarreia ( com o aumento) e constipação ( com a redução).
Efeitos excitatórios sobre o SNC
Aumenta a velocidade do pensamento, por um lado, por outro a sua falta reduz a função. O indivíduo com hipertireodismo apresentam nervosismoe tendências psiconeuróticas
...