Hormonio Maturador Ethrel
Pesquisas Acadêmicas: Hormonio Maturador Ethrel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kadu.cpd • 23/2/2015 • 780 Palavras (4 Páginas) • 1.652 Visualizações
Introdução
Há quase 100 anos sabe-se que o etileno é o “hormônio da maturação de frutos“, além de induzir várias outras reações fisiológicas nas plantas. No entanto, o seu uso na agricultura era muito limitado por ser um gás. Esse problema foi solucionado, em 1967, quando a Amchem lançou no mercado o CEPA (ácido 2-cloro-etil-fosfônico), também conhecido como Ethrel ou Etephon. Essa substância é precursora de etileno, estável em meio ácido. Quando absorvida pela planta, ela se decompõe dentro da célula, liberando etileno já próximo do seu sítio de ação, potencializando a resposta fisiológica.
Atualmente os maturadores são amplamente utilizados em varias culturas com o objetivo de uniformizar e acelerar a maturação de frutos, porém, aqui abordaremos a utilização do produto no cultivo de cana de açúcar.
O que é o Ethrel?
Ethrel®, maturador que propicia ganhos em acúmulo de açúcar sem afetar o crescimento vegetativo da cana-de-açúcar. Ethrel® estimula a liberação de etileno no interior das plantas. O etileno é responsável pela maturação natural (no caso da cana-de-açúcar é o acúmulo de sacarose nos colmos). Com o uso de Ethrel®, a planta sofre pouca alteração em seu metabolismo, não prejudicando o crescimento e o posterior acúmulo de massa verde dos colmos. Além de maturador, Ethrel® possui tecnologia única e diferenciada para o manejo de variedades com potencial de isoporização e florescimento dos colmos, garantindo resultados melhores no sistema agrícola e industrial quando aplicado para inibição de florescimento.
O Ethrel na cana de açúcar é aplicado uma única vez na região Centro- Sul quando há a necessidade de acelerar a maturação da cultura e para inibir o florescimento ele é aplicado antes do inicio da indução floral.
Os prejuízos com o florescimento são diversos e dependem de fatores como a variedade cultivada, a região de cultivo, a época de corte, o clima, entre outros aspectos. Variedades floríferas colhidas em meio e final de safra, que não sejam inibidas, podem gerar perdas de até 30% em massa. Além da diminuição de peso, em anos mais específicos, há outros impactos de interesse econômico, como a redução da quantidade de açúcar, o aumento do teor de fibra e o decréscimo da umidade dos colmos. Nesse último caso, há prejuízo operacional (colheita e transporte), além de interferência no rendimento da indústria na extração do caldo.
Conceito de maturação
A maturação da cana-de-açúcar é um processo fisiológico que envolve a síntese dos açúcares nas folhas, translocação dos produtos formados e estocagem da sacarose no colmo.
Segundo Fernandes (1984), a principal função dos maturadores químicos é a de interromper o desenvolvimento dos internódios e folhas em formação, induzindo a planta a transformar, com mais intensidade, os seus açúcares redutores em sacarose, armazenando-a no colmo. Os diferentes maturadores químicos diferem entre si não só na formulação, como
também no modo de aplicação e nas condições climáticas exigidas.
O processo de maturação do ponto de vista agroindustrial é o estádio de
desenvolvimento em que a cultura apresenta melhor produtividade quali-quantitativa de açúcares ou cuja produtividade agroindustrial e o resultado econômico encontram-se maximizados (MUTTON, 1993).
Conceito de Maturador
Conceitualmente, maturadores são produtos químicos que, em sua maioria, pertencem ao grupo dos reguladores de crescimento, que inibindo a elongação dos colmos sem afetar drasticamente a fotossíntese, favorecem a acumulação
...