Hospitalar E Saude
Casos: Hospitalar E Saude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucamargo • 22/4/2014 • 294 Palavras (2 Páginas) • 734 Visualizações
Com base na leitura dos textos, notou-se a diferença entre as áreas da psicologia hospitalar, da saúde e da clínica. Com isso identificamos que a psicologia da saúde pode ser desenvolvida em Instituições de idosos, CAPS, AME, UPA, tendo como foco a educação para as prevenções de doenças, que na maioria da vezes ainda não estão instaladas. Enquanto a psicologia hospitalar, atua dentro do hospital no atendimento grupal e individual, na prevenção e intervenções de doenças, na urgência, emergência, diagnósticos e interconsultas. O psicólogo desta área atende pacientes com doenças já instaladas, no qual realiza a prevenção da piora sempre focando no bem estar do paciente. A psicologia clínica pode – se confundir com ambas as áreas anteriores, porém diferenciam-se pelo fato de que esta área é focada nas concepções da saúde mental e psíquica emocional, já instaladas, normalmente o paciente é quem procura este profissional.
A psicologia pediátrica é considerada uma sub área da psicologia da saúde (Miyasaki & Cols, 2002). Ela atua com crianças e adolescentes, desempenhado a função de avaliação, estratégias de intervenções, acompanhamento... dando apoio, conscientização e orientação aos familiares.
O psicólogo pediátrico também atua com crianças hospitalizadas no qual apresentam difíceis adaptações no ambiente hospitalar, o profissional ajuda no suporte psicológico e cognitivo dessas crianças, para que as mesmas possam ter um melhor desempenho no tratamento.
Conclui-se que a psicologia nos campos, hospitalar, saúde e clínica, tem suas divergências, porém sempre focando no individuo, sendo fundamental uma atuação multidisciplinar desses profissionais.
Referências:
SANTOS, Fábia M. de S. O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamentos. 2009. P. 189-197. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1wmPaVQSLDEwgIalSs5ROh_3xzGHYyytdZeM4bMAyjNk/edit?hl=pt_BR>. Acesso em: 01 março 2014.
CASTRO, Elisa K. Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar: Definições e Possibilidades de Inserção Profissional. 2004. P. 48-57. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/1Mm6gpyRDFhbrA_P4ul3KWKjWfpsF89tQj3jbm0OStmw/edit?hl=pt_BR>. Acesso em: 01 março 2014.
...