Humanização E Assistência De Enfermagem No Parto Normal
Casos: Humanização E Assistência De Enfermagem No Parto Normal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gbi0612 • 11/3/2015 • 614 Palavras (3 Páginas) • 553 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos séculos a enfermagem esteve presente na história das civilizações, exercendo função crucial como uma profissão que tenta aliar não só um atendimento humanizado, isto é, respeitando a dignidade humana, unicidade e liberdade, sem fazer juízo de valor, como também uma assistência calcada em conhecimentos técnicos e científicos. Atributos indispensáveis na promoção, prevenção de enfermidades, na recuperação da saúde e nas limitações e incapacidades do ser humano, e porque não no processo de morrer.
Com o advento científico e tecnológico, o profissional de enfermagem restringiu sua atuação em detrimento de procedimentos de cunho administrativo e até por conta de um mundo cada vez mais mecanicista e tecnicista, em que se cuida utilizando a técnica correta, mas se abstém da humanização e ou vice-versa, distanciando-se do paciente.
Diversas são as atuações e consultas realizadas pelo enfermeiro, sendo a assistência no parto normal umas delas, não devendo, portanto ser somente um momento que envolva habilidades científicas e técnicas no processo biológico, mas também de estabelecimento de vínculo, acolhimento, confiança e segurança, facilitando o relacionamento do profissional com a cliente.
Pensando nisso, tal trabalho aborda a relevância do enfermeiro ser dotado das atribuições já citadas acima, permitindo uma assistência em que se impere a eficácia da assistência de enfermagem.
Na atual conjuntura, nota-se que os procedimentos administrativos e burocráticos estão cada vez mais presentes na atividade laboral do enfermeiro, restringindo muitas vezes sua atuação. Diante disso, esse trabalho faz o seguinte questionamento: O corpo de enfermagem do Hospital Municipal Dr.José Maria de Magalhães Netto. Do município de Tanque Novo- Bahia presta uma assistência humanizada no parto normal?
Tem como objetivo geral, Analisar a Humanização da Assistência de Enfermagem no Parto Normal no Hospital Municipal Luís Eduardo Magalhães, no município de Tanque Novo, Bahia.
• Identificar as necessidades das mulheres durante o parto, estão sendo comtemplada pela assistência de enfermagem;
• Verificar a orientação do profissional de enfermagem, ao familiar da parturiente inerente ao momento do parto;
• Observar se existe segurança da parturiente no momento do parto contemplando parto humanizado, restringindo ao acompanhamento do seu familiar;
A humanização e a assistência de qualidade, isto é, saberes técnicos e científicos são características que todo profissional de enfermagem deve ter, sabendo que este espírito è essência da profissão, que é a arte do cuidar. Este cuidar com arte deve-se fazer presente em todas as fases da vida, seja na infância, adolescência, na vida adulta e na velhice, e inclusive no parto normal, em que os profissionais prestarão assistência dupla, se assim pode dizer, a mulher e a criança.
Contudo, percebe-se nos dias atuais que muitas dessas características neste profissional, estão se diluindo, seja talvez por fatores relacionados à insatisfação com a remuneração; ou o excesso de atribuições que lhe é incumbido, entre eles práticas cada vez mais administrativas e burocráticas; ou mesmo
...