Humilhação Social
Casos: Humilhação Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liviacotri • 13/3/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
FUNDAMENTOS E SOCIAIS DA ÉTICA
Durante este semestre do nosso curso da Ética, podemos perceber a literatura significativa existente no serviço Social sobre os seus fundamentos étnicos, com Destaque para (LUKÁCS,1978), (TERTULIAN,1999), (HELLER, 2000). O Filosofo MARX, como também sobre o projeto ético-político da profissão, onde se destacam IAMAMOTO (1998), PAULO NETTO (1999) e TEIXEIRA E BRAZ, (2009). A Literatura que me chamou muito atenção é quando NETTO menciona sobre os desafios e conjuntos de determinações que teremos, tornando possível a existência de um pluralismo profissional, ou seja, uma erosão do Serviço Social tradicional. Vejamos a seguir alguns fundamentos e sociais da ética:
Na gêneses do ser social, estão dadas as bases de sua constituição ontológica: o ser social se humanizou em fase da natureza orgânica e inorgânica, transformando-a para atender necessidades de reprodução da sua existência nesse processo passa a se constituir como ser especifico, diferente de outros seres existente. Como práxis o trabalho é a base ontológica primaria da vida social; mediação que efetiva objetiva e subjetivamente entre os homens e a natureza, pondo em movimento um processo incessante de criação de novas necessidades; ampliando os sentidos humanos, instaurando atributos e potencialidades especificamente humanas.
Só o homem é capaz de agir teologicamente, projetando a sua ação em escolhas de valor de modo que o produto de sua ação possa se materializar sua autoconsciência como sujeito de práxis.
Como diz Lukács:”Todo individuo singular, sempre que faz algo,deve decidir se o faz ou não. Todo ato social, portanto,surge de uma decisão entre alternativas acerca de posições teológicas futuras”(LUKÁCS,1978, p.6).
As escolhas são baseadas em juízos de valor: os objetos e as ações são avaliados como úteis inúteis, válidas e não válidas corretas e não incorretas. Valor e alternativa, no entanto, são categorias objetivas, pois são objetivações do ser social produtos concretos da sua atividade.
Para o método de Marx “a ética é uma parte, um momento de práxis humana em seu conjunto” (LUKÁCS, 2007, p.72). Como tal, a ética dirige-se à transformação dos homens entre si, de seus valores, exigindo posicionamentos, escolhas, motivações que envolvem e mobilizam a consciência, as formas de sociabilidade, a capacidade teológica dos indivíduos, objetivando a liberdade, a universabilidade e a emancipando o gênero humano.
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