IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS VIA DENSIDADE E COMBUSTÃO
Ensaios: IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS VIA DENSIDADE E COMBUSTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anazmb • 15/10/2013 • 811 Palavras (4 Páginas) • 1.406 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
ANA PAULA ZAMBETTI DA SILVA – 710394
CESAR FELLIPE MACHADO - 711594
IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS VIA DENSIDADE E COMBUSTÃO
SANTO ANDRÉ
2013
ANA PAULA ZAMBETTI DA SILVA – 710394
CESAR FELLIPE MACHADO – 711594
Relatório apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Química Geral e Experimental I visando à obtenção do Grau de Engenheiro pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
Professor Edvaldo Rossini
SANTO ANDRÉ
2013
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................4
1.1 Objetivos
2. REVISÃO DA LITERATURA...........................................................................5
3. MATERIAIS E METODOS...............................................................................8
3.1 Materiais
3.2 Métodos.
4. CONCLUSÃO.....................................................................................................9
5. REFERÊNCIAS.................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Polímeros
Os polímeros são macromoléculas formadas pela união química de muitas moléculas menores chamadas monômeros. As massas molares dos polímeros variam de milhões a milhões. Para maior parte dos polímeros, estas macromoléculas estão na forma de cadeias longas e flexíveis. Polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Os sintéticos são formados pela polimerização dos monômeros por meio de reações químicas controladas. O termo plásticos refere-se a uma amplas variedade de produtos de reações de polimerização que podem ser moldados e, inclusive remoldados em processo de reaproveitamento. Os materiais termoplásticos podem ser remodelados enquanto um plástico termofixo, não pode ser moldado novamente.
1.1 Objetivos
O objetivo deste experimento e o da identificação de vários polímeros de importância comercial por meio de suas densidades e características de combustão.
2. REVISÃO DA LITERATURA
Os polímeros são compostos por macromoléculas (com grande tamanho e/ou massa molecular) constituídas pelas n repetições de moléculas menores: os monômeros.
Assim, podem ser classificados de acordo com esse número de repetições:
a) Dímero – quando há dois monômeros em cadeia (1 repetição).
b) Trímero – quando há três monômeros em cadeia (2 repetições).
c) Polímero – quando há n repetições de monômeros na cadeia.
Polimerização
Os polímeros são formados através de sucessivas reações entre os monômeros correspondentes (não necessariamente da mesma espécie química – copolímeros), ou através da policondensação (reação entre dois monômeros diferentes cujos produtos são o polímero desejado e outro composto – água ou amônia, em geral).
Um exemplo de reação de condensação é a da formação da baquelite:
Durante a síntese da baquelita, moléculas de água (indesejáveis ao processo) também são produzidas.
Para a produção de polímeros de vinilas (como o PVC), o método de polimerização mais utilizado é através de emulsificação em água: em um tanque com água (até mesmo na temperatura ambiente) são adicionados os monômeros do polímero a ser formado, e um surfactante (sabão ou detergente – para dissolver os monômeros, pois são hidrofóbicos).
O surfactante forma miscelas (que solubilizam os monômeros) na fase aquosa e, com a adição de algum iniciador deradicais livres (como o peróxido de benzoíla) que também migra para essas miscelas, a polimerização é iniciada.
Utilização
Os polímeros estão presentes na vida de qualquer pessoa por serem de grande utilidade (doméstica ou industrial). Assim, pode-se apontar algumas das suas variadas aplicações:
• Produção de plásticos (poliestireno,
...