IMAGEM CORPORAL
Ensaios: IMAGEM CORPORAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaispaes2 • 9/6/2014 • 977 Palavras (4 Páginas) • 543 Visualizações
IMAGEM CORPORAL
Para entender a Imagem Corporal é preciso conhecer os diversos conceitos que a definem. A Imagem Corporal é a imagem que a pessoa tem de si mesma. Em relatos citados por Schilder (1999 apud BARROS, 2005) quando a imagem corporal é preservada e a sensibilidade está prejudicada, ainda é possível que o indivíduo fale onde foi tocado em seu corpo.
Também ligada a imagem corporal pode-se definir a Auto Avaliação como um fenômeno pessoal que ajuda o indivíduo a controlar seu comportamento. Ela faz parte do processo adaptativo das pessoas. Já o Autoconceito pode ser entendido como a idéia que o indivíduo forma sobre si próprio, das capacidades, atitudes e valores na esfera social, física e moral (CATANEO, 2005; CARAPETA, 2001).
A Auto Imagem pode ser uma dimensão individualista do “eu”, reunindo conceitos como autônomo, separado e independente. Pode ter uma dimensão coletivista que quer dizer à relação entre o individuo e a coletividade, na dimensão relacional é cujo foco das relações são entre os indivíduos. A Autoestima é um termo muito abordado nos últimos anos, pois os problemas com ela são normais em todos os lugares e aspectos. A Autoestima é o sentimento de competência e valor pessoal. É refletido na capacidade de encarar os desafios da vida, os problemas e o direito de ser feliz. (GOUVEIA,2002; BRANDEN,1999)
Para Chipkevitch (1987 apud CANO, 1999) não se pode referir à adolescência sem ligá-la ao corpo, e referir-se ao corpo sem ligá-lo a mente. Nessa fase as intensas mudanças físicas influenciam e interagem intensamente com a sociedade o que ela apresenta e psicologicamente na identidade do adolescente. E para a construção da identidade pessoal do individuo neste período é inevitável a relação com o corpo. A imagem corporal já está estabelecida muito antes da adolescência, mas é nela que ocorrem as maiores reconstruções e reformulações da imagem corporal do indivíduo.
Segundo Natalie (2006 apud CAMPOS, 2008) a imagem corporal está ligada em como o indivíduo pensa e sente sobre si mesmo. É como um conjunto de representações mentais e corporais que vão sendo acumuladas ao longo da vida. Para essa construção são consideradas as impressões visuais e táteis, experiências dolorosas e prazerosas permeadas por significados afetivos, de cultura, relacionamento, fatos presentes na história da pessoa.
A imagem corporal é desenvolvida desde o nascimento até a morte, sofre modificações resultantes do processamento de estímulos. Durante a fase pré-escolar a criança desenvolve o seu conceito de imagem corporal. Nessa fase ela começa a reconhecer a aparência das pessoas de forma positiva ou negativa, conhece o significado do “bonito” e “feio” e já reflete sobre o que as pessoas pensam a respeito da aparência dela (MONTARDO, 2002 apud MATARUNA, 2004).
A imagem corporal envolve três fatores: perceptivo, que é a percepção do próprio corpo e a estimativa de tamanho e peso do mesmo; subjetivo que é referente a satisfação, ansiedade e a preocupação com a aparência; e o comportamental que são situações evitadas devido ao desconforto pela aparência física (COSTA, 2007)
A percepção corporal dá-se na mente e posteriormente no corpo, e o ambiente da educação física escolar torna essa percepção mais visível e mais fácil o seu desenvolvimento. Diversos fatores ajudam essa percepção, o meio escolar, afetividade, a sociedade de forma geral, esses fatores auxiliam a formação de um autoconceito (CATUNDA, 2011; JANUÁRIO; 2011).
Na adolescência é onde ocorre a dificuldade de aceitação do corpo e das suas alterações, fase da sensação de “isso não faz parte de mim”, as mudanças do corpo são tratadas de forma estranha. Muda não somente a imagem
...