INDICADORES SOCIOECONOMICOS NA GESTÃO PÚBLICA
Pesquisas Acadêmicas: INDICADORES SOCIOECONOMICOS NA GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandra611 • 21/1/2014 • 403 Palavras (2 Páginas) • 1.430 Visualizações
1) O que são Indicadores Socioeconômicos? Quando surgiram e para que servem?
Os indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou demanda de interesse programático na área social. Os indicadores apontam, indicam, aproximam, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais de interesse definidas a partir de escolhas teóricas ou políticas realizadas anteriormente. Eles surgiram por volta da década de 60 e servem para subsidiar as atividades de planejamento público e a formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.
2) Comente e justifique a afirmação: “Pode haver Crescimento econômico sem necessariamente ocorrer o desenvolvimento econômico, mas, é impossível que haja desenvolvimento econômico sem ter ocorrido o crescimento econômico”.
Essa afirmação é aceitável, pois, se o crescimento econômico de uma determinada região – município, estado ou pais - é medido pelo total em valores monetários dos bens e serviços produzidos em certo período então, entende-se que o desenvolvimento econômico é dependente do resultado do crescimento econômico uma vez que do rendimento financeiro (lucro) das entidades com fins lucrativos é retirada uma parte para o investimento na melhoria do padrão de vida da população através de um conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego. Exemplo disso é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre o lucro líquido do período-base que é destinado ao financiamento da Seguridade Social. Assim para que haja o desenvolvimento econômico deverá existir o crescimento econômico que só é possível acontecer se empresas e trabalhadores tiverem recursos que os capacitem para a execução do trabalho e possam assim gerar resultados positivos da sua atividade fim.
3) Explique qual a importância dos Indicadores Socioeconômicos para as políticas públicas?
Os indicadores socioeconômicos são importantes para as politicas publicas, pois, servem como subsídios para a sua elaboração e avaliação. Além disso, são considerados elementos que fomentam as atividades de planejamento publico e a formulação de politicas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem estar da população e ainda, permitem o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.
...