INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA
Por: Luilton Silva • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
UFAL
.
Adriano Nunes de Miranda
INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA
Maceió – AL
Outubro 2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
UFAL
Adriano Nunes de Miranda
INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA
Atendendo a solicitação do professor Dílson José de Sena Pereira, apresento em seguida, trabalho referente a segunda semana da disciplina.
Maceió – AL
Outubro 2015
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM SEMANA
1. Sobre Dados Administrativos, pede-se:
a) O que são?
Informação estatística primária resultante de procedimentos administrativos que, sendo obtidos unicamente para fins não estatísticos, são utilizados na atividade estatística. Dados, estatísticas e indicadores econômicos constituem informações quantitativas que permitem o acompanhamento das mudanças conjunturais e estruturais da economia de um país ou região, subsidiando a tomada de decisões na Administração Pública.
b) Como podem se transformar em indicadores socioeconômicos?
Os dados administrativos e cadastrais e as estatísticas advindas de pesquisas de campo podem se constituir, em si, em indicadores sociais, pois podem já aportar informação de interesse analítico ou programático para o gestor público na elaboração de um diagnóstico ou proposta de um programa.
c) Cite algumas instituições que registram, armazenam, catalogam e disponibilizam esses dados.
Além do IBGE, Além do IBGE, há várias outras instituições que produzem estatísticas ou compilam dados administrativos em áreas temáticas ou espaços geográficos mais específicos, como: DATASUS, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), Sistema Estadual de Análise de Dados, em São Paulo (Seade), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) etc.
d) No seu município a alguma Instituição com essa finalidade.
Sim! A Secretaria de Assistência Social que visa através desses dados politicas públicas de inclusão social, podendo através destes traçar planos e metas, tendo assim melhores resultados.
2. Determine:
a) uma instituição pública (secretaria, agencia de financiamentos, fundação, hospital, etc...), que mesmo não tendo como atividade fim a produção de indicadores o fazem continuamente ao realizar seus procedimentos administrativos e operacionais.
Secretaria de saúde, Se faz necessário esses dados para que sejam traçando um plano de ação de forma organizada direcionando cada demanda especifica para o programa compatível aquela necessidade.
b) Faça uma breve descrição de uma rotina, administrativa ou operacional, na instituição indicada, que resulta(m) (em) dado(s) com potencialidade para se constituir-se em indicador(es) socioeconômico(s).
Um exemplo prático é quando se faz necessário as buscas de pessoas que são afetadas pela mesma patologia, podemos citar a dengue, o que contribui, possibilitando a buscar por dados que geram relatório de como essas pessoas estão contraindo a doença, quais os fatores de risco, quais as áreas de maior risco, anamnese desses pacientes, e dessa forma gerando um dado administrativo.
...