INDUÇÃO ELECTROMAGNÉTICA
Projeto de pesquisa: INDUÇÃO ELECTROMAGNÉTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lorker • 5/6/2014 • Projeto de pesquisa • 823 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
A relutância é inversamente proporcional à permeabilidade. O ferro possui alta permeabilidade e, conseqüentemente, baixa relutância. O ar possui baixa permeabilidade e, portanto, alta relutância.
A relutância pode ser expressa por: R = L μA onde: L = comprimento da bobina, m μ = permeabilidade do material magnético, ( T m ) / Ae A = área da secção reta da bobina, m²
Permeância – (p) É a facilidade que um circuito magnético oferece ao estabelecimento do campo magnético.
p = µ.A
Onde : μ = permeabilidade do material magnético, ( T m ) / Ae
A = área da secção reta da bobina, m² L = comprimento da bobina, m
Lei de Ohm para os circuitos magnéticos (Lei de ROWLAND) Correspondente a I = V / R,
Φ = Fmm R onde: Φ = fluxo magnético, Wb
Fmm = força magnetomotriz, Ae R = relutância, Ae/Wb
INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA Se um condutor atravessar linhas de força magnéticas, ou se linhas de força magnéticas atravessarem um condutor, induz-se uma Fem, ou uma tensão nos terminais do condutor. Em resumo:
Quando as linhas de força são interceptadas por um condutor ou quando as linhas de força interceptam um condutor, é induzida uma Fem, ou uma tensão no condutor. É preciso haver um movimento relativo entre o condutor e as linhas de força a fim de se induzir a fem. Mudando-se o sentido da intersecção, mudar-se-á o sentido da Fem induzida.
Transformadores
A aplicação mais importante do movimento relativo entre o condutor e o campo magnético ocorre nos geradores elétricos. Num gerador c, são alojados eletroímãs fixos num invólucro cilíndrico. Vários condutores na forma de bobina giram num núcleo dentro do campo magnético, de modo que esses condutores interceptam continuamente as linhas de força. Como resultado, é induzida uma tensão em cada um dos condutores. Como os condutores estão em série na bobina, as tensões induzidas se somam para produzir a tensão de saída do gerador.
Lei de Faraday da Tensão Induzida O valor da tensão induzida depende do número de espiras da bobina e da velocidade com que o condutor intercepta as linhas de força ou o fluxo. Tanto o condutor quanto o fluxo podem se deslocar.
vind = N ΔØ Δt
Onde: vind = tensão induzida, V N = número de espiras da bobina
ΔØ / Δt = velocidade com que o fluxo intercepta o condutor, Wb/s
Sistema Internacional de Unidades de Magnetismo
Denominação Símbolo Unidade
Fluxo Densidade de fluxo Força Magnetomotriz Intensidade de campo Relutância Permeabilidade relativa Permeabilidade
Ф B fmm H μr μ
Wb T Ae Ae/m Ae/Wb Adimensional B/H = (T.m)/Ae
EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1 – Qual a densidade de fluxo em teslas quando existe um fluxo de 600 Wb através de uma área de 0,0003 m² ?
2 – Calcule os ampéres-espira
...