INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS
Trabalho Universitário: INFLUÊNCIAS EDUCACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelbe • 5/3/2015 • 306 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Curso: licenciatura em pedagogia
Disciplina: história da educação
Tutor:
Aluno:
Unidade: II influências educacionais
Influências educacionais
A influência da educação através do brincar estimula o aprendizado, podemos verificar tanto na visão de Froebel quanto no artigo apresentado, evidências do brincar que educa e enriquece ainda mais a cultura, despertando a imaginação e dando asas ao conhecimento. Numa relação educacional envolvendo brincadeiras, jogos e troca de ideias entre professor-aluno e aluno-aluno, iniciada na pré-escola, a criança tem interesse de observar atentamente seu professor, refletindo sua imaginação e aumentando seus conhecimentos.
Entendo que há diferenças entre educação positivista e socialista, pois o socialismo prega a democratização do ensino, visando uma escola critica e criativa, em defesa da sociedade diante do capitalista esmagador, enquanto o positivismo age em função da elite, das indústrias e de uma educação mecanizada em função do poder.
John Dewey, grande intelectual universal, deu uma contribuição significativa, a educação com sua visão política, pregador intransigente das virtudes do individualismo e dos valores democráticos, um grande defensor da educação social, acreditava que somente através das transformações políticas e educacionais, poderíamos mudar a historia da sociedade, nesse sentido, entendemos que o raciocínio de Dewey fortaleceu a educação universal, somente através de uma educação responsável e ao alcance de todos, que vem o progresso.
Vamos resaltar o fato que professor é o lide educacional em sala de aula, porém a responsabilidade pelo aprendizado é de todos os alunos juntamente com o professor, pois essa interação entre todos constrói o saber, o professor somente joga a semente do pensar e absorva a colheita, que é produzida no pensamento e na criatividade do coletivo dos alunos e principalmente no individual, onde gera a construção das ideias e abrange o saber, estimulando assim a inteligência.
Bibliografia: próprio material didático do udf Brasília
...