INTERFERÊNCIA GOVERNAMENTAL NO MERCADO
Tese: INTERFERÊNCIA GOVERNAMENTAL NO MERCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lcahro • 12/4/2014 • Tese • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
Notas de Aula - ECONOMIA I - 2003.2 12/2003
Resposta da Aula 7
( Essas notas têm base em Sullivan e Sheffrin, 2000 e Wessels, 1998)
2. O Problema Econômico
INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL NOS MERCADOS
APLICAÇÕES
1. Ted Koppel, âncora do programa Nightline da rede de TV ABC dos Estados Unidos fez a seguinte declaração no início de um programa: “Você sabe o que acontece com o preço das drogas nos Estados Unidos? O preço da cocaína está caindo, o da marijuana também. Você não tem de ser um especialista em economia para saber que quando os preços caem significa que mais porcaria está vindo para cá. Isso é oferta e procura”. De acordo com ele, o preço das drogas caiu porque os esforços do governo para controlar a oferta ilegal de drogas falharam. Pergunta-se: Koppel pode está enganado, ou ele está coberto de razão?
• Ted Koppel observou uma redução nos preços das drogas e concluiu que a oferta de drogas havia crescido. Entretanto, observe o resumo dos efeitos de deslocamentos da demanda e oferta no quadro abaixo:
Deslocamento da Demanda ou Ofeta Mudanças
no Preço na Quantidade
Elevação da demanda Elevação Elevação
Redução da demanda Redução Redução
Elevação na Oferta Redução Elevação
Redução na Oferta Elevação Redução
• Na terceira linha da tabela, um aumento na oferta reduzirá o preço e aumentará a quantidade. Por essa razão, a explanação de Koppel para os preços baixos é correta apenas se a quantidade de drogas aumentou ao mesmo tempo em que o preço caiu. De fato, de acordo com o Departamento de Justiça, a quantidade de drogas consumida realmente se reduziu durante o período de queda nos preços, de acordo com essa informação a explanação de Koppel está incorreta. A explicação correta para a queda nos preços é apresentada na linha 2 da tabela: A queda se deu por uma redução de demanda, que tem como conseqüência uma redução nos preços e na quantidade de equilíbrios. Ou seja, as políticas aplicadas nesta época estavam dando resultados.
• A lição que fica é que não se deve tirar conclusões antecipadas quando uma informação faltante não está disponível. Para se tirar conclusões nestes casos é necessária informação sobre quantidades e preços.
2. No final da década de 80 houve uma queda no preço de novas habitações (ajuste da inflação), e a quantidade construída diminuiu. Se apenas uma curva deslocada causou esse resultado, qual foi: a de demanda ou a de oferta? Como ela se deslocou?
• A resposta pode ser vista na tabela da resposta à questão 1. Quando preço e quantidade mudam a um só tempo, o motivo é um deslocamento da curva de demanda ( e um movimento ao longo da curva de oferta). Esse fato foi causado por uma redução da demanda de novas habitações, pois tanto o preço quanto a quantidade diminuíram.
3. Considere o mercado de computadores pessoais. Suponha que a demanda seja estável: a curva de demanda não muda. Antecipe os efeitos das seguintes mudanças sobre o preço de equilíbrio dos computadores. Ilustre com um diagrama de oferta e demanda.
a. O custo dos chips de memória baixou
• O custo é de um insumo de produção, então o custo de produção vai cair e os produtores vão querer vender mais e produzirão mais, além disso, outros produtores podem, a esses novos custos quererem entrar no mercado, o que aumentará também a oferta. Desta forma haverá um aumento da oferta de computadores no mercado e como conseqüência uma redução nos preços. O gráfico abaixo ilustra um exemplo: O preço de equilíbrio era de 80 com a nova oferta cai para 75. A quantidade de equilíbrio era de 85 com o deslocamento da curva de oferta torna-se 105.
b. O governo criou um imposto de $100 sobre computadores pessoais
• Os produtores vão visualizar esse imposto como um aumento nos custos. É exatamente o caso contrário da letra a. Assim, alguns produtores irão sair do mercado, outros vão reduzir suas quantidades conseqüentemente a curva de oferta se reduz, reduzindo a quantidade ofertada e elevando o preço de equilíbrio.
4. Trace os diagramas de oferta e procura para um bem livre (por exemplo, o ar, folha seca, etc) e para um bem extremamente caro.
5. Trace o diagrama de oferta e demanda para ilustrar o efeito de um aumento na renda sobre o mercado de refeições em restaurantes.
• Um aumento na renda causará um deslocamento da demanda para frente, ou seja, todos irão querer mais a um dado preço.
6. Como planejador de trânsito,
...