INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
Por: lucasanjos • 3/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 247 Visualizações
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
ALUNO: LUCAS NATÃ
AUTO- ATIVIDADE CAP 1
Respostas
- A educação é algo indispensável na vida da humanidade, é através dela e conseguimos viver civilizadamente e somos considerados seres racionais com total independência e diferenciação dos animais irracionais.
- Educação formal ocorre no ambiente escolar, é sistematizada, pois possui uma estrutura a ser seguida. Educação não formal são as ações educativas promovidas com o intuito de conscientizar um publico alvo. Diferente da educação formal, ela não possui estruturas e planejamentos rigorosos. Educação informal ocorre naturalmente pelo meio onde vivemos com pessoas que convivemos.
- O conceito de educação formal surgiu na Grécia. Os gregos tinham o conceito que o homem deveria se desenvolver integralmente, ou seja, de corpo e espírito. Com isso, eles alcançaram um nível privilegiado de educação, pois pra eles, o ideal de educação que eles praticavam era completo; O termo Paideia a que se resumia tal educação integral era destinado apenas aos homens livres, com isso, percebemos um real atraso no desenvolvimento da educação, pois para cada homem livre, havia 17 escravos.
- A prática educativa situa-se no tempo em que é realizada e para que se tenha êxito é necessário um roteiro mínimo: o professor para alcançar as metas esperadas para o projeto educativo, passa pelo processo moral, que está no trajeto de uma amorosa e vibrante intencionalidade, a de oferecer o conhecimento adequado, o conhecimento virtuoso do qual as pessoas necessitam para sobreviver num mundo mergulhado em crise de sentido existencial.
- É um conhecimento constituído por disposições voluntárias para um fazer moral voltado para o bem, esse saber virtuoso deve orientar todas as ações pedagógicas.
- O homem ético é aquele que este voltado a fazer o bem. Francis Wolf caracteriza o homem civilizado em três aspectos: elegância nos hábitos e no trato com seus semelhantes, um homem com instrução, e o homem que vivencia valores humanistas baseados no respeito e na solidariedade; A partir disso, podemos perceber que o homem ético é também civilizado, pois se enquadra em tais aspectos.
- Sim, pois a maioria de nossa população é analfabeta funcional, e ainda, os sistemas educacionais tem passado por uma verdadeira crise de identidade, misturando religião, política e levando isso numa ditadura do ódio para a primeira infância dentro das salas.
- Eliminação do analfabetismo; educação para todos pela vida toda; sustentabilidade de vida humana e planetária; aprendizagens significativas. As metas são ótimas no papel, mas precisamos de agentes de mudança para se colocar em prática aquilo que desejamos para nossa sociedade.
AUTO- ATIVIDADE CAP 2
- O termo paradigma remete para sua origem no grego, onde se traduz como modelo ou padrão. Pode ser entendido como crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade cientifica. Isto significa que na vigência de um paradigma a comunidade partilha e defende as mesmas ideias.
- A ciência moderna ou cartesiana nasceu no século XVII. Foi estruturada exaltando a razão objetiva e a fragmentação como fundamentos para compreender o homem e a natureza. Teve como principais mentores René Descartes e Francis Bacon. A consequência de todo esse pragmatismo é que o homem moderno fragmentou-se, não cuidou da alma, ignorou o espírito. A conduta cartesiana trouxe-lhe problemas físicos e psicológicos. Enfatiza-se o culto ao consumo e ignoram-se os valores espirituais.
- O paradigma da modernidade fundou o maravilhoso mundo das tecnologias avançadas, do consumismo e do conforto jamais imaginado. Resumindo, a modernidade cartesiana deixou bons e maus legados. Destaca-se como influenciados pelo modernismo: Revolução Francesa, Abolição da escravatura e o surgimento da democracia.
- A lógica da ciência moderna é a superioridade da mente sobre a matéria. Um rigoroso culto ao intelecto acompanhado de esquecimento das outras dimensões do ser humano. A ideia que ganhou mais destaque foi a de que para se conhecer é preciso fragmentar. Isac Newton aperfeiçoa o pensamento cartesiano instituindo a base do conhecimento cientifico. Esse pensamento cartesiano- newtoniano influenciou todas as áreas da vida humana.
- O homem é influenciado por uma ordem social modernista caracterizada pelo desejo de poder, de conquista e pelo progresso técnico científico. Em consequência não se preocupa em conservar valores fundamentais como paz, harmonia com os semelhantes e com o Criador.
- Em minha opinião, a teoria da modernidade precisou considerar as questões essenciais da alma, o ser humano deve ser visto de todos os ângulos, e o mais importante é o seu interior. Por isso que nenhuma teoria nunca conseguiu e nunca conseguirá substituir o vazio que o homem sente dentro de sí próprio que somente com a presença do Espirito Santo ele se sente completo.
- A escola organizada em séries, o conhecimento cientifico, os livros didáticos, e as cópias.
- Porque descuidou do desenvolvimento da razão essencial, que se volta para as finalidades maiores da existência.
AUTO- ATIVIDADE CAP 3
1-Enquanto o pensamento cartesiano enfatiza a dominação da mente sobre a matéria, o poder do homem sobre todas as coisas e a fragmentação como fonte de conhecimento cientifico absoluto, o pensamento pós-moderno abre as portas a partir da descoberta da teoria da evolução e da física quântica para o bem comum entre os seres humanos, a consciência da utilização dos recursos naturais e uma educação voltada para o conhecimento sistêmico aonde as ideias vinculadas a esse novo paradigma remetem para a importância do conjunto, dos interesses globais, que dizem respeito a cada um e a todos simultaneamente.
2-O pensamento sistêmico propõe a aceitação da lógica da totalidade. O pensamento cartesiano coloca a lógica da fragmentação. Este segundo, esta entre nós a séculos e portanto, não será excluso de uma só vez, apenas, na medida em que ele não atenda mais a demanda dessa sociedade pós moderna, o pensamento sistêmico ganhará força e voz para se perpetuar e dessa forma ganhará força e grandeza.
3- Sim, pois remete a homem uma ressignificação em todas as suas áreas. Nesta nova perspectiva os cidadãos deverão comprometer-se com o alcance de metas voltadas para o bem comum, sem temer a perda da individualidade e da autonomia. O crescimento individual será conjugado com o crescimento coletivo.
...