INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Seminário: INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Plina • 9/2/2015 • Seminário • 355 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
- O campo de estudo das Relações internacionais emerge após os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
- Seus efeitos foram sentidos de tal maneira pelos Estados, que estes passaram a se preocupar não apenas com as questões domésticas, mas também com os fenômenos externos, ou como no caso da Primeira Guerra Mundial em grandes dimensões.
ANTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
- As relações internacionais, na verdade, sempre foram estudadas. Melhor dizendo, desde que o sistema europeu de Estados se formou, a partir da Paz de Westphalia (1648) , estadistas e intelectuais em geral passaram a se dedicar à reflexão sobre os fenômenos da paz e da guerra entre os Estados.
- Questões de política exterior eram da alçada exclusiva dos diplomatas, uma elite profissional bem-educada, mas pouco conhecida da sociedade. Campo restrito também incluía historiadores e juristas.
- Se houvesse alguma guerra ou conflito que causasse incerteza quanto à segurança do país ou de algum vizinho, o assunto certamente seria discutido nas esferas militares sem que muito fosse revelado à opinião publica.
DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
- Os acadêmicos que se reuniram neste período tinham como objetivo organizar uma disciplina em torno do estudo da questão da guerra e, mais precisamente, com a finalidade de livrar a humanidade de suas consequências nefastas.
- Hoje particularmente é inegável que tanto variáveis endógenas como exógenas influenciam nas ações estatais e no próprio sistema internacional.
- A evolução teórica das Relações Internacionais tem sido marcada por “Grandes Debates” os quais registram o confronto das teorias emergentes com as teorias dominantes (Inglaterra - papel hegemônico no século XIX e início do século XX- nasceu da cooperação entre diversos segmentos universitários e a diplomacia, dava importância aos fatores culturais / Estados Unidos - hegemônico a partir do século XX, especialmente após a II GM - ligada à área da ciência política, com caráter eminentemente prático, ou seja, resolver problemas concretos enfrentados pelos Estados)
PREDOMÍNIO DE TEORIAS ANGLO-SAXÔNICAS!!!
- Tanto a Inglaterra como os Estados Unidos estavam preocupados com a manutenção do poder (preservação do status quo internacional). Por essa razão tinham interesse em desenvolver pesquisas na área de relações internacionais.
...