ITQ - cidadania - métodos de estudo - introdução a educação - pastoral urbana
Por: 172712vi • 31/8/2021 • Trabalho acadêmico • 4.975 Palavras (20 Páginas) • 265 Visualizações
INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR
Vitóra Florêncio Aragão
ITRODUÇÃO A TEOLOGIA – AUTOATIVIDADES:
Capítulo 1
1-A educação é um fator indispensável na vida social humana. É por meio dela que nos tornamos uma existência completa e civilizada, pois nos orienta a pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos e como podemos atuar corretamente nas diferentes situações do cotidiano
2- Educação formal: normalmente é aquela que ocorre no ambiente escolar. É sistematizada, pois possui uma estrutura a ser seguida para um conteúdo específico.
Educação não formal: são as ações educativas promovidas com o intuito de conscientizar um público alvo sobre um tema específico. Diferentemente da educação formal, esta não possui estrutura e planejamentos rigorosos.
Educação informal: este tipo de educação ocorre naturalmente pelo meio onde vivemos com pessoas que convivemos.
3-O conceito de educação holística nasceu na Grécia, pois para eles as pessoas deveriam se desenvolver como um todo, ou seja, corpo e espírito. Com isso, os gregos alcançaram um nível de educação privilegiado, pois obviamente seus ideais educacionais foram cumpridos. A palavra Paideia, resumida em uma educação tão integral, é só para os livres, vemos o verdadeiro atraso no desenvolvimento da educação, porque cada livre tem 17 escravos..
4-É por meio da educação e de suas ações que uma pessoa pode se tornar parte indispensável da sociedade em que vive. A educação divide-se em três tipos diferentes, a saber: formal, informal e informal
5- É o conhecimento que nos orienta a refletir e analisar a realidade em que vivemos e a ver o mundo de forma crítica e abrangente. É saber ler o mundo em que vivemos de uma forma mais abrangente.
6-O homem ético é aquele que esta voltado a fazer o bem. Francis Wolf caracteriza o homem civilizado em 3 aspectos, a partir disso, podemos perceber que o homem ético é tambêm civilizado, pois se enquadra nos aspectos apresentados pelo autor.
7- Sim, alem da crise educacional e pandemia que tirou as crianças da escola, grande parte da população ainda é analfabeta.
8- Uma aprendizagem mais significativa e substanciosa, superar as dificuldade do ensino a distância, extinguir a analfabetização, sustentabiliadade e acesso a todos. São metas importante para a formação de qualquer ser humano pensante e critico, atualmento estamos enfrentando mais um desafio, o EAD que a cada dia que passa vem se tornando uma realidade mais duradoura e viavel, como fazer para que os jovens não desistam atraves deste método? Ainda temos um longo caminho a percorrer, e essa metas são fundamentais para o futuro.
Capítulo 2
1-É um modelo seguido por todos de uma comunidade, a partir dele o homem orienta a sua vida e o seu modo de ser.
2-A ciência moderna surgiu com o renacentismo cultural, pela imprensa e pela reforma religiosa, exaltava a razão objetica e o raciocínio lógico matematico. Descartes é um dos mentores dessa ciência, ele enfatizava a autoridade da razãoe da matemática, propagava a superioridade da mente, já para Newton a ciencia é uma formulação matemática a respeito do mundo e da natureza. Para Bacon, se baseia na ciência baseada na experimentação, o Empirismo.
3-O pensamento cartesiano acabou por desencadear varios projetos de liberdade, modernização e crescimento econômico. Influênciou a revolução francesa, a abolição da escravatura e o surgimento da democracia.
4-Capitalismo, positivismo, profanação do sagrado, conhecimento, razão intrumental, pensamento objetivo.
5- Com os benefícios do avanço tecnológico, o ser humano desistiu de alguns valores básicos, passou a cultivar o individualismo e busca cada vez mais conforto e prazer.
6-A modernidade trouxe coisas boas e ruins para os jovens, que refletem diretamente no futuro da humanidade, para começão se não fosse pela tecnologia os jovens estariam ainda mais prejudicados no atual cenario do pais, mas a tecnologia tambem trouxe com si a facilidade e o comodismo.
7-Pricipalmente o sistema de copiar o conteúdo a ser estudado, raramente há questionamentos em sala para gerar o pensamento crítico dos alunos, ainda estamos acostumados a respostas decoradas e não aprendidas e desenvolvidas.
8-O sistema de educação é muito precário para não dizer sofrível, desde cedo passamos todas as manhas copiando palavras sem sentido de um quadro com uma promessa de que tal ato ira nos trazer alguma chance no mercado de trabalho, e quando estamos na reta final nos é dito que precisaremos dispor de dois dias de nossas vidas em uma prova meritocracica e injusta que ira reger o nosso futuro. As escolas que estão preocupadas em nos fazer decorar formulas e colocações e não formar um pensamento critico e, realmente, nos prepara para o mercado de trabalho.
Capítulo 3
1-
2-
3-
4-
5-
6-
7-
Capítulo 4
1-A didatica oferece bases e condições para o professor realizar a educação mediante o ensino a finalidade da didática é analise e a reflexão sobre o ensino entendido como fenomeno complexo não podendo ser de forma imrovisada tudo refere-se ao ensino e a aprendizagem.
2-No seculo XVII Joao Amos Covenio é considerado o maior educador e pedagogo e tambem pai da didática moderna, valorizou o conhecimento prático ,ojetivo e racional .No século XVIII Jacque Rousseau destaca-se no ensino baseado nas necessidades e interesses próprios da infancia no mesmo século Herique Pestalozzi trabalhou com crianças pobres deu importancia ao desenvolvimento da capacidade humana no século XIX surge Johannherbart arquiteto da pedagogia tradicional desenvolvida sob a influencia cartesiana sua proposta teve importância no século XIX e ainda esta presente nos dias do hoje, no século XX Jhon Dewey era considerado o maior pedagogo e ideário da pedagogia.
3-Seculo XVII Joao Amos Cominio, século XVIII Jean Jacques Rouseau, seculo XVIII Henrique Pstalozzi, seculo XIX Johan Herbert e seculo XX Jhon Dewey.
4-É fundamental a comunicação na vida do ser humano, principalmente a respeito do trabalho pedagógico a linguagem é fundamental para a eficácia da comunicação , o professor dee usar uma linguagem simples e clarapara todos compreenderem e seja acessivel a todos, ele tambe deve evitar vicios de linguagem, ter uma boa dicçao, ter uma boa postura, possuir conhecimento tecnico, visão do futuro, qualidade formal entre outras.
...