Idosos E Falta De Política Públicas
Trabalho Escolar: Idosos E Falta De Política Públicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mnef • 17/6/2013 • 257 Palavras (2 Páginas) • 634 Visualizações
Ao envelhecer, o tempo ocioso aumenta, chega à aposentadoria, e com ela inúmeras inseguranças quanto à liberdade, convívio social, baixa autoestima e também a qualidade dos relacionamentos interpessoais. Por meio dessas ocorrências os idosos encontram necessidade de permanecerem ativos, encontrar ações que permitam que não se sintam inferiores; ocupando o que muitos chamam, de modo equivocado, de tempo livre. Todavia quem não teve o hábito no decorrer da vida de “reservar” um tempo para o lazer, dificilmente vai exercê-lo na velhice, até mesmo conhecer o verdadeiro significado dessa prática.
Através das visitas domiciliares vimos à importância desse instrumental técnico que propiciou o conhecimento da real necessidade de cada usuário, podendo assim formular a melhor estratégia na busca de mudança na situação de vulnerabilidade social.
Assim necessário se faz que seja dada uma maior atenção aos idosos em nosso município.
Faz-se necessário, que o poder público local disponibilize, em cada região administrativa, no mínimo uma ILPI pública, que funcione de forma integral ou na modalidade centro-dia. No centro-dia, o idoso com vínculo familiar fica durante todo o dia, ou parte dele, em uma unidade na qual são prestados alguns serviços de cuidado, de saúde e oferecidas atividades de lazer e cursos diversos. O idoso retorna para casa, para passar a noite.
Essa modalidade de serviço tem sido vista como uma melhor alternativa à residência institucional por não haver quebra de vínculos familiares e por apresentar custo mais baixo. No entanto, ela se adéqua apenas a idosos semidependentes e independentes, com laços familiares.
Dessa forma, acredita-se que o Estado possa suprir uma demanda crescente.
...