Impacto De Cemitérios
Artigo: Impacto De Cemitérios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gama1988 • 12/1/2014 • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 956 Visualizações
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
PHD2530 – Gestão Ambiental de Obras Hidráulicas
Trabalho Prático 1
Consolidação do conceito de impacto ambiental
Alunos:
Adriano Mitsuo Yoshino NºUSP: 6555806
Gabriel Antônio Milaré Andrade NºUSP: 6484530
Felipe Torres Boareto NºUSP: 5945618
1. Síntese interpretativa do texto
Os potenciais impactos ambientais causados pela implantação e operação de um cemitério são agravados pela existência de diversos órgãos ambientais que por serem descentralizados acabam por negligenciar certas premissas básicas, liberando em muitos casos ações prejudiciais que poderiam ser evitadas. Verificações mais profundas e estudos de impacto mais detalhados deveriam ser realizados a fim de determinar as práticas a serem tomadas para evitar os impactos ambientais, além de sanar as dúvidas dos moradores da região, explicando com clareza os procedimentos a serem tomados, a fiscalização que será feita na construção, a fim de facilitar a liberação ou restrição a construção do cemitério.
Além dos requisitos técnicos necessários a tomada de decisão na liberação da construção do cemitério, há o quesito social e político, este último, como se pode perceber no texto, tem grande influência nas decisões, e por consequência, poderia através de interesses particulares influenciar na tomada de decisões de um modo errado.
Outro ponto importante que o texto remete é a evolução da cultura ambiental que a população está vivenciando. No dado momento há uma preocupação ambiental por parte da poulação, em muitos casos o fator ambiental é crítico na liberação de uma obra, no entanto a motivação ainda é financeira. O fator econômico foi fundamental para que a população se organizasse a fim de verificar a implantação do cemitério, fato que levou a discussão de outros fatores como possível poluição dos aquíferos subterrâneos, o desmatamento da região, entre outros.
2. Identifique ( explicando ) as ações passíveis de provocarem impactos ambientais nas fases de construção e operação de um cemitério.
Os impactos ambientais decorrentes da instalação e operação de um cemitério podem ser explicados dividindo-se os efeitos em duas fases, a fase de construção e a fase de operação. Na fase de construção o impacto mais relevante se dá no início do processo com o desmatamento e desapropriação de áreas consideradas grandes, uma vez que a maioria dos cemitérios consiste em um cemitério convencional ou tipo parque. Alem da grande área desapropriada, outros possíveis impactos ambientais em potencial são: o deslocamento de terra feita nas escavações, a utilização de materiais cuja degradação seja prejudicial ao meio ambiente, descarte de resíduos em locais inapropriados, entre outros também observados em construções convencionais.
A fase de operação é de grande preocupação ao meio ambiente visto que há diversos focos que possam gerar impactos ambientais, dentre estas a maior parte se deve à decomposição do corpo humano ou animal enterrado sob o solo. O processo de decomposição gera gases nocivos ao meio ambiente e às pessoas e um líquido denominado necrochorume composto por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, estas altamente tóxicas (como a putrescina e a cadaverina), e que quando em contato com aquíferos subterrâneos os contaminam com vírus e bactérias (potenciais causadores da morte do indivíduo), constituindo num foco de doenças e redução da qualidade de vida da população que o aquífero abastece.
Além da contaminação através da decomposição do material orgânico, há impactos ambientais também decorrentes de práticas na operação do cemitério como a utilização de mantas biodegradáveis para envolver o cadáver, que ao serem decompostas geram resíduos que têm em sua composição alguns metais pesados, altamente nocivos ao meio ambiente. De forma alguma o cadáver pode ser envolvido por uma manta impermeabilizante que impeça as trocas gasosas com o meio que o envolve.
A opção por cremar o cadáver apesar de evitar a decomposição, pode gerar impactos ambientais através dos gases resultantes da queima da matéria orgânica, que se não forem devidamente controlados são focos de poluição do ar, atingindo a população local.
3. Identifique os processos que passarão a serem alterados ( meios físico, biótico e sócio econômico ) tendo em vista a implantação das ações enumeradas no item anterior.
Meio físico: O meio físico é alterado através da movimentação de terra decorrente da construção do cemitério, apresentando uma configuração física diferente da natural, podendo alterar movimentações do vento e de iluminação.
Meio Biótico: O meio biótico pode ser alterado pelo desmatamento de grandes áreas para a instalação do cemitério, mudando as características da região e podendo ocasionar a extinção de animais pelas alterações em seu habitat. A retirada da cobertura vegetal da região pode ocasionar um maior fluxo de águas e também expor o solo a intempéries mais frequentes causando a degradação deste com a retirada de nutrientes e sais minerais.
Meio sócio-econômico: O meio sócio econômico sofre grande impacto na instalação de um cemitério, pois os riscos iminentes
...