Importância Da Negocioação
Exames: Importância Da Negocioação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evelinklis • 24/6/2013 • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
Importância da Negociação
Característica de um bom ouvinte
Segundo Hodgson, um bom ouvinte deve atender as seguintes qualidades: Postura atenta; não poder demonstrar inquietação e ansiedade; olhar para o transmissor o tempo todo; ocasionalmente acenar a cabeça; usar tom de voz adequado; apresentar questões pertinentes ao assunto; recapitular o que está sendo dito com suas próprias palavras.
Princípios básicos para se ouvir bem
Alguns princípios básicos são essenciais para que a comunicação aconteça e que o objetivo de transmitir uma informação seja realizado, ou seja, para ouvir bem é preciso ter consciência de que ouvir é um processo ativo, onde aquele que é ouvinte tem que participar do processo, interagindo com o transmissor.
Para desenvolver a habilidade de bem ouvir, é necessário estar atento a esses quatro níveis:
• Entender o sentido do som;
• Compreender o que ele está dizendo;
• Distinguir fatos de fantasias;
• Ouvir com compreensão imaginativa o ponto de vista do interlocutor.
• Tenha empatia, procure se colocar no lugar do outro, isso leva a uma convivência agradável e harmonizar.
• Seja assertivo, saiba expor seu ponto de vista, mas sem ser agressivo.
Comunique- se com clareza, envolva- se no assunto, adequado a linguagem as diversas situações.
O poder das palavras
As palavras tem o poder de criar imagens na mente de quem às ouve, podendo gerar no receptor reações, emoções positivas ou negativas.
A Linguagem não Verbal
Comunicação
A capacidade de se comunicar com habilidade e de forma eficaz é o fator mais importante de quem lida no seu dia-a-dia atendendo pessoas.
A maior parte dos problemas deve-se á pobreza das habilidades de comunicação. A interação interpessoal é bem ou mal sucedida, num resultado direito da capacidade de se comunicar.
A definição de comunicação não é fácil de formular. Não se trata de uma coisa e sim de um processo, composto de cinco articulações, que devem estar presentes na ordem certa que ocorra a comunicação. São elas:
Quem?
Diz o que?
Para quem?
Por que meio?
Com que efeito?
Definindo:
Quem? Este é o comunicador. Sua capacidade de se comunicar sua reputação são os fatores que pesam para o ouvinte, no momento em que este o está ouvindo.
Diz o que? Refere-se ao conteúdo da mensagem. A comunicação deve ser atraente ás necessidades e expectativas da audiência. As pessoas lhe dão sentido apenas do que conseguem captar.
Para quem? Esta é sua audiência. A comunicação só é importante quando é visto e ouvido pelo outro quando despertar nele algum tipo de motivação. A comunicação não se completa, a não ser que o receptor esteja envolvido.
Por que meio? O meio é a mensagem. Sabemos disso por experiência própria.
Com que efeito? A verdadeira comunicação deve levar o receptor a acreditar em alguma coisa que o leve á ação. Alguma coisa precisa acontecer, ou a comunicação não se realizou. A comunicação exige ida e volta.
Existem quatros estágios de desenvolvimento:
1º: Você se sente culpado por criar possíveis bloqueios ao verificar como outras pessoas se comunicam. Não deixe essa culpa atrapalhá-lo. Você se sentia culpado por não saber andar de bicicleta. Pois continue tentando.
2º: Você se sente artificial. Todo mundo se sente assim quando começa a praticar uma nova habilidade. Lembre-se de sua primeira venda ou do primeiro discurso? Você com certeza se sentiu desajeitado e artificial, não é mesmo? Mas essa sensação logo passa.
3º: Com prática, quase todas as pessoas aprendem a desenvolver suas habilidades com rapidez. Essa atitude passará a fazer parte de sua personalidade.
4º: As novas habilidades finalmente estarão integradas ao seu perfil psicológico. Nesse ponto você será capaz de realizá-las bem, tendo apenas leve consciência de que as está colocando em prática.
Honestamente, a comunicação aberta pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida. Lembre-se: ‘’a comunicação é ótimo negócio e o primeiro para uma liderança eficaz’’.
A importância da comunicação eficaz
• O poder da palavra
• O tom de voz
• A linguagem corporal
Como se pode ver, não é fácil transmitir uma mensagem de uma mente para a outra. Para ser eficaz você precisa compreender que a comunicação consiste em mais do que falar. A palavra representa apenas 7% da capacidade de influência entre as pessoas. Para comunicar-se bem é preciso formar ma estrutura que dê mais poder á sua comunicação.
São três componentes que têm influência na comunicação humana:
Palavra 7%
Tom de voz 38%
Linguagem corporal 55%
Portanto:
Palavra + Tom de voz + Linguagem corporal = PODER DA COMUNICAÇÃO
O Tom de Voz
O tom de voz é um fator importante que devemos desenvolver no processo de comunicação. A voz pode ser melhorada em dois aspectos:
RITMO – Mais lento – Mais rápido
TOM – Mais alto – mais baixo
Um bom orador sabe que em seu discurso deve flexionar a voz para cima e para baixo, mais devagar ou mais rápido, de acordo com a mensagem que deseja transmitir. Para adquirir esta prática vocal um bom exercício é ler um livro ou um jornal em voz alta.
A Linguagem
...