Incentivos E Beneficios
Artigo: Incentivos E Beneficios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asaemi • 1/11/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Os incentivos também são chamados de recompensas, como o próprio nome diz os planos de incentivos tem como objetivo fazer com que o colaborador contribua mais com a organização em troca de algo, que pode ser tangível ou não. Isso é muito utilizado pelas empresas e serve como uma balança, ou também podemos chamar de uma moeda de troca que funciona da seguinte forma: enquanto mais o funcionário se dedicar e alcançar as metas e objetivos impostos, mais recompensas terá. Tudo isso é de grande importância para o funcionamento da empresa.
Os incentivos e recompensas podem ser prêmios, PLR (Partição dos lucros e resultados), bônus, reconhecimento e até mesmo promoções.
2.2 BENEFÍCIOS
Diferentemente dos incentivos, os benefícios compõem a remuneração de uma forma fixa, eles tem como objetivo o bem estar dos profissionais de qualquer organização. Servem para manter e atrair novos profissionais e fazem total diferença na hora da decisão do profissional. Existem alguns tipos de benefícios, entre eles o social que fazem parte da responsabilidade social da organização, dentre eles temos uma série de definições como, por exemplo, exigência dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho, legislação trabalhista, tem também o objetivo de reduzir a rotatividade da organização.
Os benefícios sociais podem ser classificados em três tipos: exigibilidade legal, quanto à sua natureza e quanto aos seus objetivos.
Os de exigibilidade legal podem ser definidos por dois tipos:
• Benefícios legais: exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária, convenção coletiva dos sindicatos, são os seguintes benefícios, 13º salário, auxílio – doença, aposentadoria,
salário – maternidade, salário – família, seguro de acidentes de trabalhos, férias, entre outros.
• Benefícios espontâneos: são os benefícios concedidos pela organização, pois não são exigidos na lei, os benefícios são, transporte, refeições, empréstimo aos funcionários, gratificações, assistência médico-hospitalar mediante convênio.
Quanto à natureza, divididos em dois tipos, monetários e não monetários:
• Monetários são os concedidos em dinheiro: férias, gratificações, 13º salário, etc.
• Não monetários são os benefícios não financeiros: refeitório, assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, transporte de casa para a empresa, horário flexível, entre outros.
Quanto aos seus objetivos, divididos em assistenciais, recreativos e supletivos:
• Assistenciais são aqueles que visam condições de segurança ao colaborador: assistência médico–hospitalar, assistência odontológica, assistência financeira através de empréstimos, creche, seguro de vida em grupo, entre outros;
• Recreativos visam as condições físicas, recreação, diversão e lazer: áreas de lazer no trabalho, música ambiente, passeios e excursões, etc.
• Planos supletivos tem o objetivo de proporcionar facilidades, por exemplo, transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento privativo, entre outros.
Outro
...