Indice Dow Jhones De Sustentabilidade
Artigo: Indice Dow Jhones De Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexmengao • 20/10/2014 • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 276 Visualizações
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, na sigla em inglês) renovou seu portfólio para 2013/2014. A nova composição entrará em vigor no próximo dia 23 de setembro e reúne 333 empresas de 25 países.
Oito brasileiras integram a carteira. O grupo seleto é formado pelo Bradesco, Cemig, Embraer, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobras, Banco do Brasil e a Fibria.
Conduzida pela RobecoSAM AG, empresa de gestão de ativos voltada para investimentos sustentáveis, com sede em Zurique, na Suíça, a revisão abrangeu 2.500 empresas e apontou um líder para 24 supersetores.
Para serem incluídas, elas passam por rigoroso processo seletivo, que analisa dados econômicos, desempenho ambiental e social, governança corporativa, gestão de risco, mitigação da mudança climática e práticas trabalhistas.
Lançado em 1999 como primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis, o DJSI tem o objetivo de orientar a alocação de recursos pelos gestores globais, estimulando a responsabilidade ética corporativa e o desenvolvimento sustentável.
BRADESCO
A Organização Bradesco alinha-se às melhores práticas mundiais de sustentabilidade e a busca, permanentemente, na gestão, nos negócios e nas práticas do dia a dia.
A estratégia de sustentabilidade do banco é estabelecida para reunir todas as ações socioambientais com foco em 3 pilares:
Finanças Sustentáveis – inclusão bancária, variáveis socioambientais para concessão de crédito e oferta de produtos.
Gestão Responsável – valorização dos colaboradores, melhoria do ambiente de trabalho e práticas eco eficientes.
Investimentos Socioambientais – em educação, meio ambiente, cultura e esporte.
CEMIG
A sustentabilidade tem assumido, cada vez mais, um papel fundamental nas empresas que querem, de forma responsável, prosperar em seu mercado. E o grande desafio delas está relacionado ao princípio fundamental da sustentabilidade: o equilíbrio entre as dimensões social, econômica e ambiental.
As estatísticas demonstram que empresas reconhecidas como sustentáveis têm as ações valorizadas no mercado de capitais e melhoram a imagem perante seus públicos de interesse.
Referência no Brasil, a Cemig é a única Empresa do setor elétrico presente há treze anos no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, do qual faz parte desde sua criação, em 1999, sendo já eleita líder mundial em sustentabilidade do supersetor de utilidades.
Para a Cemig, desenvolvimento sustentável é a busca de melhores condições de vida para a geração atual e para as gerações futuras. É a condução ética, transparente e rentável de seus negócios, respeitando o meio ambiente e atuando com responsabilidade social. Agindo dessa forma, a Cemig gera valor para os seus acionistas, consumidores e para toda a sociedade.
EMBRAER
A Embraer possui em seu site todos os documentos que poder ser feitos downloads, comprovando seu compromisso com o meio ambiente e também que seguem algumas diretrizes e princípios.
Através de todos os níveis de gestão, é importante observar as diretrizes abaixo:
Promover a conscientização de todos seus empregados sobre esta política, o atendimento aos requisitos de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, assim como a prevenção da poluição, de incidentes do trabalho e emergências.
Coordenar as ações para a melhoria contínua do meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, zelando pela sua permanente adequação aos requisitos das partes Interessadas.
Assegurar o atendimento aos requisitos de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho de fornecedores e prestadores de serviços de preservação de meio ambiente, através da avaliação e monitoramento contínuo de suas atividades e processos.
A Embraer norteará suas ações voltadas ao meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, segundo os princípios abaixo:
Reconhecimento que o meio ambiente, a segurança e a saúde no trabalho, constituem prioridade da Empresa, refletindo-se em suas atividades, produtos e serviços.
Aperfeiçoamento contínuo do seu desempenho ambiental, a segurança e a saúde no trabalho, por meio da ação combinada de práticas preventivas e ações corretivas, assim como através da implementação de soluções inovadoras e eficazes, com este objetivo.
Atendimento a requisitos legais e outros requisitos contidos em normas ambientais, de saúde, segurança do trabalho e prevenção contra incêndios e emergências.
Preservação dos recursos naturais, evitando danos ao meio ambiente.
Capacitação contínua das pessoas para o entendimento da importância de atitudes e papel a ser desempenhado quanto à preservação do meio ambiente, à segurança e à saúde no trabalho.
Integração dos objetivos e metas de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, aos processos e planos da Embraer.
Provimento de ferramentas e canais de comunicação entre a Embraer e partes interessadas, no que se refere a aspectos de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.
Prevenção e combate à poluição, e garantir que postos de trabalho estejam em conformidade com requisitos de saúde, segurança no trabalho e ergonomia.
ITAU/UNIBANCO
Nossa visão é sermos o banco líder em performance sustentável e satisfação dos clientes. Acreditamos, de fato, que tudo começa com cada colaborador. É por isso que buscamos o desenvolvimento das pessoas e um ambiente agradável para todos trabalharem, que seja transparente e baseado na meritocracia. Com isso teremos um time com orgulho de pertencer ao Itaú Unibanco.
Com colaboradores que se identificam com nossos valores e com o papel do banco, estamos no caminho para atendermos os nossos clientes cada vez melhor. Fazemos isso ao oferecer soluções adequadas às necessidades individuais, promovendo a educação financeira, garantindo transparência e relações equilibradas e duradouras. Assim, atingimos a satisfação dos clientes e seremos lembrados nas escolhas deles.
Clientes satisfeitos e que se relacionam com o banco ao longo de suas vidas geram resultado financeiro para os acionistas. Mas, para nós, não basta gerar resultado financeiro. Nós também queremos gerar valor
...