Individamento Das Familias Brasileiras
Dissertações: Individamento Das Familias Brasileiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deudinha • 6/5/2014 • 738 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O endividamento da família brasileira tem sido um tema muito falado na mídia nesses últimos anos, onde frequentemente são produzidas reportagens de situações de inadimplências.
A facilidade de acesso às modalidades de créditos e ao consumo a prazo sem planejamento são um dos principais motivos que levam o cidadão a atrasar o pagamento do seu débito e até mesmo deixar de quitar dividas.
Quase todas as famílias possuem a necessidade de aquisição de algum bem, sendo que na maioria das vezes, essas contas não são calculadas corretamente, ocasionando o acumulo de contas, causando o endividamento e que se torna cada vez maior.
O crescimento da inadimplência prejudica a expansão de credito, pois o risco de quem concede o credito seja lojista ou instituição bancária aumenta naturalmente.
2 DESENVOLVIMENTO
Nós últimos anos o governo federal vem aumentando o acesso ao crédito e com isso algumas classes sociais conseguem a facilidade de adquirir móveis, veículos e outros bens que comprometem uma boa grande parte da sua renda, ficando assim individado.
Outro fator que leva as pessoas a se individar é a facilidade que conseguem abrir crediários e fazer empréstimos através das lojas e bancos.
O conjunto desses fatores pode levar o consumidor a comprar por impulso. A facilidade para pagar é atrativa para esse tipo de conta, pois homens e mulheres utilizam o cartão de crédito para comprar por impulso, pois essa é a forma de pagamento mais fácil e rápida.
O individamento é um desastre financeiro. Começa com uma pequena divida, aos poucos vai se formando uma teia de parcelas, juros e empréstimos aqui para cobrir outros ali. É dessa forma que os consumidores brasileiros se individam.
A dívida pessoal, o credito sem fim e as compras a prazo alteram a condição humana. O trabalho se torna uma obrigação, pois precisa quitar as dívidas de consumo. Talvez por isso que somos uma população eterna individada. Poupamos pouco, investimos menos ainda.
A maioria dos brasileiros não sabem administrar seu próprio dinheiro, são levados por uma onda de consumismo, comandado pelas empresas de publicidade, que se desenvolvem a cada feriado ou data comemorativa.
As politicas adotadas pelas autoridades econômicas nos últimos anos, foram redução na taxa de juros, com isso as famílias brasileiras continuam a se envolver cada vez mais com as dividas.
3 CONCLUSÃO
As pessoas hoje em dia não se importam o quanto tem que pagar para ter seus luxos. O que importa é que se consegue acompanhar o desenvolvimento de novos produtos que entram no mercado principalmente os eletros eletrônicos. E um dos fatores que mais colabora com esse endividamento é o famoso cartão de credito, a facilidade de se fazer crediário e empréstimos que cresce a cada dia a expectativa dos consumidores e assim com essa facilidade suas dividas também.
4 ENTREVISTA
Para realizar essa entrevista, contei com a colaboração do gerente do Banco Itau ( Antonio Luiz) e o comerciante (Jocevando
...