Ineficiência do setor público
Por: Rezita • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.540 Palavras (7 Páginas) • 148 Visualizações
AVM Faculdade Integrada
MBA Gestão Pública
Renata Pereira Alvarenga
A ineficiência da máquina pública: um problema de gestão
Rio de Janeiro
2015
AVM Faculdade Integrada
MBA Gestão Pública
Renata Pereira Alvarenga
A ineficiência da máquina pública: um problema de gestão
Projeto de pesquisa apresentado à
AVM Faculdade Integrada como parte integrante
do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Róbison Gonçalves de Castro
Rio de Janeiro
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................02 Tema....................................................................................................................03 Problema..............................................................................................................03 Justificativa...........................................................................................................03 Objetivos...............................................................................................................04 Objetivo Geral............................................................................................04 Objetivos Específicos.................................................................................04
REVISÃO DE LITERATURA...........................................................................................05
METODOLOGIA..............................................................................................................06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................07
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar como a falta de motivação e valorização dos servidores públicos, somada à falta de infraestrutura, afetam diretamente a capacidade de desenvolvimento e produtividade do setor público.
É notório o caos instalado na administração da máquina pública e diversos fatores estão envolvidos, como a corrupção, a má gestão, a troca de favores e interesses políticos e muitos outros que podem ser acompanhados pelos jornais. Entretanto, pouco se discute sobre a atual situação dos nossos servidores públicos e o descaso com que se é tratado as atividades por eles exercidas.
É óbvio que existem aqueles maus servidores, aqueles que tem como objetivo único o enriquecimento próprio e pouco ou nada estão envolvidos com seus cargos e suas funções. Mas também existem aqueles que sofrem com a falta de infraestrutura com que são obrigados a trabalhar e com a falta de valorização por parte de seus gestores, o que leva, muitas vezes, à desmotivação, causando o desenvolvimento daqueles servidores faltosos, daqueles que não se preocupam mais com os resultados que produzirão, o que, consequentemente, gera a insatisfação da população, que é obrigada a enfrentar filas gigantescas para obter uma simples informação ou para protocolizar um direito que lhe é reservado por lei.
No decorrer deste trabalho, pretende-se apresentar alguns obstáculos que, frequentemente, os nossos servidores públicos são obrigados a enfrentar diariamente, demonstrar como a valorização profissional é capaz de influenciar na atuação destes agentes, analisar como a falta de infraestrutura pode levar à falta de eficiência, buscar encontrar soluções para a melhoria do setor público e demonstrar, também, como uma boa gestão é capaz de mudar o atual quadro da Administração Pública no Brasil.
Espera-se que, com a pesquisa realizada e os resultados obtidos, seja dada o merecido valor aqueles que passam pelas mais variadas dificuldades na tentativa de desempenhar seu trabalho com a maior eficiência possível, mesmo diante das dificuldades que se apresentam no dia a dia.
Tema
Setor Público: a eterna insatisfação da população brasileira.
Problema
Qual a consequência da falta de motivação dos servidores públicos e a falta de infraestrutura no setor público na produtividade da Administração Pública?
Justificativa
A escolha do tema se justifica pela constante labuta desta pesquisadora na autarquia DETRAN-RJ; que muitas vezes sofre com a precariedade da infraestrutura e nenhuma valorização do servidor, tanto no trabalho interno como externo, que vai desde a falta de copos à insalubridade dos banheiros químicos nas área de exame.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar um dos principais pontos que levam a falta de produtividade no setor público e acarretam a insatisfação da população brasileira: o elemento humano.
Muitas são as críticas feitas aos servidores públicos, seja em relação à qualidade do serviço prestado, seja em relação à falta de celeridade na prestação dos mesmos. Entretanto, os usuários, os verdadeiros donos da máquina pública, e a mídia deveriam voltar o olhar para a negligência dos governantes, que não fornecem o necessário, seja na qualificação dos agentes seja na infraestrutura com que os mesmos são obrigados a trabalhar.
Existe uma necessidade incessante de investimentos, não apenas tecnológicos, mas, principalmente, de investimentos direcionados à área de gestão humana.
Esses investimentos devem priorizar a valorização das pessoas que movimentam a máquina pública e que estão diretamente ligadas aos resultados; incentivos ao desenvolvimento de seus potenciais e de sua participação ativa como servidor, ou seja, que haja motivação que determine um maior comprometimento individual, de liderança e do trabalho em equipe.
Este trabalho é de suma importância para que o detentor da gestão obtenha uma administração eficiente e ainda apresenta um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer atividade humana: a motivação.
...