Informação de alumínio
Seminário: Informação de alumínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LarissaSouza07 • 1/12/2013 • Seminário • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
Etapa I
Passo I: Informações sobre o Alumínio.
O alumínio (Al) é um elemento metálico de cor branca - prateada, maleável, dúctil e resistente à corrosão.
Este elemento é o metal mais comum e o terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre, constituindo aproximadamente 8,8% da sua massa, e tem vindo a ganhar importância a seguir ao oxigênio e ao silício. Na natureza, este elemento não existe na forma livre, devido à sua alta reatividade, mas apenas na forma de combinações estáveis com outros elementos, particularmente óxidos e silicatos. O alumínio combina-se com o oxigênio, o silício, os metais alcalinos, os metais alcalino-terrosos e o flúor, formando também hidróxidos, sulfatos e fosfatos. Este metal é encontrado no solo, nas rochas, na argila e numa variedade de minerais, como os feldspatos e o granito, entre outros1,2,4.
A principal origem do alumínio é a bauxita, constituída por uma mistura de minerais, que contêm óxidos de alumínio hidratados, sendo a fonte de 99% do alumínio metálico. A bauxita é refinada a alumina (óxido de alumínio tri-hidratado), a qual é depois reduzida a alumínio por um processo de eletrólise. Para produzir uma tonelada de alumínio são precisas 4 a 6 toneladas de bauxita.
O alumínio é usado em muitas indústrias para a produção de variados produtos, nomeadamente na indústria metalúrgica, indústria aeronáutica, construção civil, indústria alimentar, indústria farmacêutica, sendo importantíssimo para a economia mundial.
Passo 2: Observar a imagem abaixo:
Fluxo de produção de alumínio.
Passo 3: Características Químicas e Físicas do Alumínio.
Uma excepcional combinação de propriedades faz do alumínio um dos mais versáteis materiais utilizados na engenharia, arquitetura e indústria em geral.
Ponto de fusão: O alumínio possui ponto de fusão de 660°C, o que é relativamente baixo comparado ao do aço, que é da ordem de 1570°C.
Peso específico: A leveza é uma das principais características do alumínio. Seu peso específico é de cerca de 2,70 g/cm3, aproximadamente 5% do peso do aço e 30% do peso do cobre.
Resistência à corrosão: O alumínio possui uma fina e invisível camada de óxido, a qual protege o metal de oxidações posteriores. Essa característica de auto-proteção dá ao alumínio uma elevada resistência à corrosão.
Condutibilidade elétrica: O alumínio puro possui condutividade elétrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard), a qual associada à sua baixa densidade significa que um condutor de alumínio pode conduzir tanta corrente quanto um condutor de cobre que é duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro.
Condutibilidade térmica: O alumínio possui condutibilidade térmica 4,5 vezes maior que a do aço.
Refletividade: O alumínio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilização em luminárias.
Propriedade anti-magnética: Por não ser magnético, o alumínio é freqüentemente utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos. Além disso, o metal não produz faíscas, o que é uma característica muito importante para garantir sua utilização na estocagem de substâncias inflamáveis ou explosivas, bem como em caminhões-tanque de transporte de combustíveis.
Característica de barreira: O alumínio é um importante elemento de barreira à luz, é também impermeável à ação da umidade e do oxigênio, tornando a folha de alumínio um dos materiais mais versáteis no mercado de embalagens.
Reciclagem: A característica de ser infinitamente reciclável, sem perda de suas propriedades físico-químicas é uma das principais vantagens do alumínio.
Todas essas características apresentadas conferem ao alumínio uma extrema versatilidade. Na maioria das aplicações, duas ou mais destas características entram em jogo, por exemplo: baixo peso combinado com resistência mecânica; alta resistência à corrosão e elevada condutibilidade térmica.
Propriedades Extensivas e Intensivas do Alumínio.
Matéria dividem-se em duas categorias principais: intensivas e extensivas. Tanto a massa como o volume são duas grandezas extensivas. Isto significa que seu valor depende do tamanho
...