TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações Ineditas

Artigos Científicos: Informações Ineditas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

analisar um fenômeno ou uma teoria. Exemplo: texto da imprensa, relatórios técnicos ou científicos, etc.

Texto Poético: No texto poético, o objetivo é a própria construção da mensagem, valoriza son, ritmos e a variedade de sentidos.

Podemos encontrar todos esses tipos de textos em algumas mensagens publicitárias. É importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais.

Os gêneros textuais refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc. Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica , do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc.

Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Por exemplo, uma carta pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Importância entre a relação da construção de textos do gênero do narrar a linguagem corporal.

Justificativa

A indisciplina na sala de aula e na escola tem sido uma preocupação e tema de conversas em sala de professores, nas diversas instituições de ensino. Ela se manifesta nos corredores, nos intervalos, na sala de aula e vários momentos em que se tem oportunidade. Manifesta-se através das conversas paralelas, na dispersão durante a aula, através da não participação, quando o aluno não traz o seu material, quando sujam as cadeiras e paredes, desrespeitam o colega, quando querem ir ao banheiro toda hora, ou mais seriamente quando fazem manifestação de violência.

Um entendimento suficientemente amplo do conceito de indisciplina escolar integra diversos aspectos, não estando, portanto restrito apenas à dimensão comportamental. Podemos situá-lo no contexto das condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula, sob a dimensão dos processos de socialização e relacionamentos que os alunos exercem na escola e ainda no contexto do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Em qualquer atividade que envolva seres humanos, tem-se que contar com diversas personalidades e com o relacionamento estabelecido entre eles. O contexto da disciplina relaciona-se com o local, o horário e os valores culturais vigentes. Daí a complexidade de abordar o tema , pois uma regra pode variar conforme a hora, o lugar e as pessoas envolvidas. Sendo assim as variáveis são inúmeras.

A linguagem por meio da fala, da escrita e corporal.

A língua é o meio de interação dos seres humanos em que os Gêneros se organizam na forma de ações sóciodiscursivas a fim de agir sobre o mundo, auxiliando na sua construção.

A linguagem possibilita ampla variação .

Os interlocutores são capazes de negociar significados a fim de compreenderem e serem compreendidos. Afinal, a interpretação do real e os valores, revelados por meio da linguagem, estão condicionados às circunstâncias sociais, históricas e culturais nas quais o sujeito está inserido.

Por todos os lugares que passamos seja em casa, na escola, no trajeto que fazemos de um lugar para outro, no parque de diversões, no shopping, enfim, em muitos outros deparamo-nos com umas diversidades de textos, no entanto, nem sempre temos a curiosidade de analisá-los, levando em consideração as características que os constituem.

Os gêneros textuais são estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuras atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero textual ou gênero de texto se refere às diferente formas de expressão textual. Neste contexto os gêneros, se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, construindo-o de algum modo.

Um dos grandes problemas encontrados hoje pelos profissionais que atuam na educação infantil é lidar com a diversidade desse mundo. As crianças estão chegando com inquietações, problemas de ordem emocional, afetivo e uma capacidade intensa de busca e vontade de explorar tudo o que está a sua volta.

Essas crianças trazem consigo uma história muitas vezes marcada por grandes desafetos que interferem no seu comportamento, nas relações interpessoais e na construção da aprendizagem.

Tendo em vista a temática do presente estudo, esta pesquisa espera indicar possíveis direções que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com