Ingles
Resenha: Ingles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wenndell • 13/4/2014 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
A Inglaterra é o berço do idioma e por meio de sua expansão territorial difundiu o inglês por quase todo o mundo. A língua inglesa chegou aos Estados Unidos da América (EUA) no século XVI com os primeiros colonizadores e a esta ex-colônia se deve o mérito de transformar esse idioma em “língua mundial” utilizada em diversas áreas do conhecimento e na comunicação internacional.
De acordo com vários estudiosos a história da língua inglesa é dividida em três períodos, a saber: Velho Inglês (Old English) do século V ao XII; Médio Inglês (Middle English) do século XII ao XV; Inglês Moderno (Modern English) do século XV a atualidade. Os povos que serviram de fundamento para a formação da língua foram os anglos e os saxões, por isso o caráter de língua anglo-saxônica. Vale ressaltar que também recebeu influência de vocábulos celtas e do latim.
É comum confundir Inglaterra, Ilhas Britânicas, Grã-Bretanha e Reino Unido. Pois bem, esclarecendo, Grã-Bretanha é um termo geográfico que se refere ao grupo de ilhas entre o Mar do Norte e o Oceano Atlântico, excluindo a Irlanda que pertence a outro grupo. A junção desses grupos forma as Ilhas Britânicas. Repare que esta divisão é apenas geográfica, enquanto Reino Unido é uma divisão política (HARVEY; JONES, 1992 apud VIAN JUNIOR). A ilha da Grã-Bretanha é formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales. Assim, é importante informar que a língua inglesa é oficial das Ilhas Britânicas. O que confere a uma língua o caráter de oficial em uma nação é a sua utilização por parte do governo, instâncias oficiais, escolas e em outras situações cotidianas de uso do idioma. O inglês é utilizado na Grã-Bretanha como língua nativa e devido à colonização inglesa há países que mesmo depois da independência tornaram o inglês seu idioma oficial, a saber: Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Caribe e Porto Rico (onde a língua tem status).
A língua inglesa foi amplamente dispersa por todo o planeta, tornou-se a língua principal do discurso internacional e em muitas regiões é considerada uma língua franca. Na União Européia aprende-se o inglês como uma segunda língua. O idioma é o terceiro mais falado do mundo depois do mandarim e espanhol.
...