Inovação como força motriz do desenvolvimento
Artigo: Inovação como força motriz do desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisamao • 11/9/2013 • Artigo • 258 Palavras (2 Páginas) • 374 Visualizações
“No período pesquisado a participação das companhias inovadoras no total das empresas industriais se manteve constante em relação às pesquisas anteriores: a taxa de inovação foi de 33,4% no triênio 2003-2005, contra 33,3% no triênio 2001-2003 e 31,3% no triênio 1998-2000 (...) A taxa de inovação também aumentou, mas ela é um índice delicado, porque mascara o crescimento do número absoluto de empresas inovadoras. No Brasil, mais de 80% das empresas são pequenas e médias, exatamente as que menos inovam. Como há uma alta correlação entre inovação e tamanho da empresa.” em: http://www.inovacaotecnologica.com.br /noticias/noticia.php?artigo=010175070801
Se a taxa de inovação é a taxa que mede a relação de empresas que realizaram algum tipo de inovação, no total das empresas. Porque o texto nos quer alertar da “delicadeza do índice”?
A partir da definição oferecida na Unidade de que “(...) no contexto da inovação é que para que as inovações possuam aplicabilidade mercadológica, devem estar diretamente ligadas ao empreendedorismo”. É a visão empreendedora de construir, apreciar e capitalizar uma oportunidade de transformação que poderá conceder sucesso à inovação. (“...) Desta forma, o desafio dos órgãos de fomento é compatibilizar as inovações com o empreendedorismo para gerar tecnologias que se antecipem às demandas reais e potenciais do mercado e sejam propulsoras do desenvolvimento.” (MASSENA e RODRIGUES, 2006).
Isto posto, e tendo por base o conteúdo da Unidade 4, selecione a mais provável razão do porque Leonardo Da Vinci, não obteve sucesso em implementar suas criações tal como: helicóptero, paraquedas, planador e esquemas de produção e controle de movimentos em artefatos robotizados.
...