TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações Tecnologicas Na Area Da Engenharia

Casos: Inovações Tecnologicas Na Area Da Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. OBJETIVO 7

2.1 Objetivo Geral 7

2.2 Objetivo Específico 7

3. JUSTIFICATIVA 8

4. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ENGENHARIA ELÉTRICA 9

5. EXEMPLOS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ENGENHARIA ELÉTRICA 10

5.1 Supercondutor de corrente elétrica 10

5.2 Óculos de realidade virtual 11

5.3 Smartphone com tela curva 12

6. INOVAÇÕES NO SETOR DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELETRÍCA 13

6.1 Carro movido à energia elétrica 13

7. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ENGENHARIA CIVIL 15

8. EXEMPLOS DE INOVAÇÕES NA ENGENHARIA CIVIL 16

8.1 Sistemas construtivos 16

8.2 Sistema de contenções e fundações 18

9. CONCLUSÃO 19

10. REFERÊNCIAS 20

1. INTRODUÇÃO

A necessidade de sempre se manter à frente dos concorrentes, de sempre mostrar algo superior ou novo sobre algo que já foi inventado é a noção fundamental da busca constante pela inovação. Neste sentido Manãs (2001) afirma que:

A inovação deve ser incorporada de maneira sistêmica e constante aos processos e a cultura da empresa. Qualquer organização que queira atingir com sucesso um estágio relativamente avançado de inovação deve se transformar em máquina integrada, feito um organismo vivo capaz de criar, resolver problemas, mudar e adaptar-se a qualquer inovação.

Para uma empresa se manter competitiva e sobreviver nesse novo ambiente, é preciso que esteja atenta às mudanças, perceber as inovações tecnológicas e, principalmente, entender que informação e conhecimento são fatores estratégicos para seu crescimento.

Pode-se então afirmar, que a luta dos setores de atividade pela conquista de novos mercados requer a utilização de tecnologias avançadas, que proporcionem aumento da produtividade, melhora na qualidade do serviço e na redução de custos. Fatos que caracterizam a inovação em processos, produtos ou serviços como fator decisivo para a obtenção e manutenção da competitividade.

No campo da engenharia essa inovação está em constante evolução, sempre com algo novo sendo desenvolvido. Engenharia é propor soluções práticas para os problemas que surgirem. Às vezes, é uma mudança de processo; outras, o desenvolvimento de um software. É algo aplicado no dia a dia, que melhora a qualidade de vida na sociedade. Uma pequena ideia que faz a diferença. Por isso, a atividade é essencialmente inovadora e tecnológica.

Atualmente, o mundo moderno esta enfrentando as maiores demandas energéticas, de necessidade de projetos que preservem o meio ambiente e que sejam eficientes nas suas aplicações, uma inconstante. Por sua vez, são cobrados novos conceitos, tecnologias e soluções da engenharia, geralmente desenvolvidas por equipes que trabalham em sintonia global além das fronteiras geográficas.

2. OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Descrever as inovações tecnológicas voltadas para à área da Engenharia Elétrica e Civil, de modo que possa mostrar como o novo engenheiro poderá contribuir para a inovação tecnológica nacional.

2.2 Objetivo Específico

 Identificar os principais avanços nas áreas de Engenharia Civil e Elétrica.

 Verificar os principais recursos utilizados nas duas áreas específicas.

 Identificar os principais métodos utilizados para se obter tão inovação.

3. JUSTIFICATIVA

A constante evolução tecnológica nas áreas de Engenharia Elétrica e Civil engloba uma série de fatores. Através de tais inovações, é possível a obtenção de novos conhecimentos e ferramentas por meio de pesquisas e novas descobertas. Consequentemente novos recursos serão utilizados e novos métodos serão desenvolvidos, facilitando a realização de projetos mais atualizados e sustentáveis.

Trazendo tais inovações deve-se relevar o impacto ecológico que causarão e o custo benefício de tais tecnologias. O desenvolvimento de recursos mais sustentáveis trará justamente essa redução de custos em relação à mão de obra e consequentemente haverá uma redução nesse impacto no meio ambiente.

4. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ENGENHARIA ELÉTRICA

Ao longo dos últimos 25 anos a tecnologia tem evoluído com uma velocidade sem precedentes. A geração de engenheiros que está entre os 40 e 50 anos viu o mundo se transformar em várias direções, desde as relações trabalhistas.

Para o Engenheiro Elétrico Alfredo Gomes, desenvolver novas tecnologias, encontrar soluções que possam ser aplicadas globalmente, inovar em uma sociedade onde tudo é novidade, “é um desafio, como agente dessa transformação, pois, são em eventos dessa natureza que temos a oportunidade de discutir os aspectos da inovação tecnológica na Engenharia Elétrica. Quais os vetores que norteiam a inovação tecnológica? A engenharia virtual é suficiente? Quem investe em inovação tecnológica no mundo? Estamos formandos engenheiros em quantidade suficiente para atender às demandas do Brasil?”

Segundo Alfredo Gomes, não existem respostas fáceis, mas a discussão pode trazer à tona algumas reflexões a respeito do momento que vivemos. ”Inovação tecnológica não é uma opção, é uma necessidade”.

O desenvolvimento do setor elétrico é um dos grandes desafios das duas próximas décadas. O crescimento da atividade econômica no Brasil, aliado à ampliação de seu sistema produtivo e à integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com