Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes Legislação e Ética no Jornalismo
Por: Vitorstilinski • 15/3/2023 • Resenha • 824 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes
Legislação e Ética no Jornalismo
(Jornalismo – Noturno)
Vitor Manoel da Silva
Ética e Vergonha na Cara
Maceió, setembro de 2022..
O livro ética e vergonha na cara, aborda o tema “ética” de uma maneira de fácil entendimento para o leitor trazendo assuntos do cotidiano e situações do nosso dia a dia que nos fazem pensar e refletir sobre nossas atitudes perante a sociedade, os autores clovis Barros e Mário cortella escreveram o livro na forma de conversa, que faz com quer a leitura não seja algo tão rombudo que remete um tipo de podcast ao leitor.
No início, cortella nos traz uma história onde um maratonista que poderia ganhar uma corrida mas preferiu ajudar o corredor que estava a sua frente, fazendo a imprensa ir de encontro a ele para questionar-lo pela sua atitude..
Com a imprensa inteira ali presente, um jornalista, aproximando o microfone do corredor espanhol, perguntou: “Por que o senhor fez isso?”. O espanhol replicou: “Isso o quê?”. Ele não havia entendido a pergunta – e o meu sonho é que um dia possamos ter um tipo de vida comunitária em que a pergunta feita pelo jornalista não seja mesmo entendida –, pois não pensou que houvesse outra coisa a ser feita que não aquilo que ele fez. O jornalista insistiu: “Mas por que o senhor fez isso? Por que o senhor deixou o queniano ganhar?”. “Eu não o deixei ganhar. Ele ia ganhar”. O jornalista continuou: “Mas o senhor podia ter ganho! Estava na regra, ele não notou...”. “Mas qual seria o mérito da minha vitória, qual seria a honra do meu título se eu deixasse que ele perdesse?”. E continuou, então, dizendo a coisa mais bonita que eu li envolvendo a questão da ética do cotidiano: “Se eu ganhasse desse jeito, o que ia falar para a minha mãe?”. (Pag .07)
Após a história o diálogo dos autores, percebe-se que a ética está associado no que me orgulho ou no que me traz vergonha, se não quero que saibam ou se não me orgulho de algo talvez eu não devesse ter feito.
Outro exemplo, trazido pelo autor Clovis, é a do formigueiro, onde na história as formigas não tem outra escolha a não ser, ser formiga e trabalha no seu formigueiro. Diferente do ser humano que é repleto de escolhas, nos podemos escolher o que queremos ser, as pessoas que queremos por perto, a nossa profissão, onde é o que estudar, essas escolhas nos trazem responsabilidades, e dependendo das nossas escolhas teremos consequências para cada uma delas.
O tema Ética está presente em tudo e em todo lugar, na educação esse assunto é primordial é deveria ser abordado não somente entre os alunos, mas também entre os colegas de profissão. A profissão de enfermagem por exemplo, possui um código de ética que todos os profissionais da saúde tem a obrigação de saber e segui-lo, entretanto nem todos seguem arisca ele, mas nem sempre acontece isso.
Cortella ainda desmistifica alguns "ditados populares" tipicamente repetidos por muitas pessoas. Um dos que mais me marcou foi o que diz "A ocasião faz o ladrão".
...