Instituto de Ciências Humanas Curso de Psicologia Disciplina Educação Ambiental
Por: Fabii Silva • 22/5/2019 • Projeto de pesquisa • 2.714 Palavras (11 Páginas) • 309 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Disciplina Educação Ambiental
Projeto Oficina solidária
Daiana Lima de Souza RA: F021572
Fabiana Seredynski Eira RA: D89FAB4
Fabíola Bezerra da Silva RA: F0422E7
Francisca Cruz Ferreira Meneses RA: N415NA9
Letícia T. Tatibana Fioravante RA: D93ADB6
Letícia Teixeira Vilas Boas RA: F015HG0
Waleska Isabelli de Pádua Alves RA: N477HG9
Trabalho apresentado à disciplina Educação Ambiental, sob orientação da Prof.a Marina
Campus Vargas – Ribeirão Preto
2019
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Disciplina Educação Ambiental
Daiana Lima de Souza RA: F021572
Fabiana Seredynski Eira RA: D89FAB4
Fabíola Bezerra da Silva RA: F0422E7
Francisca Cruz Ferreira Meneses RA: N415NA9
Letícia T. Tatibana Fioravante RA: D93ADB6
Letícia Teixeira Vilas Boas RA: F015HG0
Waleska Isabelli de Pádua Alves RA: N477HG9
Projeto Oficina Solidária
Projeto desenvolvido para levar o aluno a desenvolver pratica ambiental no meio onde vive. Conscientizando-se da importância da problemática posta em questão, sob a orientação da Profª. Marina.
Campus Vargas – Ribeirão Preto
2019
SUMÁRIO
1. Introdução Justificativo 03
2. Objetivo geral 05
2.1 Objetivo especifico 05
3. Metodologia 06
4. Parceiros 08
5. Recursos 09
6. Cronograma 10
7. Bibliografia 11
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
A Revolução Industrial teve início na Grã-Bretanha por volta de 1760. Deu-se então início ao crescimento da burguesia, desenvolvimento de áreas urbanas e estimulou a produção em massa de novos produtos, deixando para trás o modo de produção agrícola e manual. Desse modo, foi estabelecido um novo pensamento, de que o crescimento e a aceleração da produção, são os fatores que importam. A partir deste acontecimento histórico, o consumismo foi sendo cada dia mais estimulado e na nossa sociedade atual ele exerce total domínio, esses hábitos de consumo lideram a lista dos principais indutores da degradação ambiental.
Todo o lixo e resíduos sólidos por um cidadão, na maioria das vezes tem como destino o céu aberto, como mostra algumas pesquisas feitas. Uma determinada pesquisa mostrou que 55% do lixo para em céu aberto, 17% aterro controlado, 13% aterro sanitário, 7% aterro de resíduos especiais, 5% usinas de reciclagem e 3% incineração. Vemos a partir desta pesquisa, que a porcentagem de resíduos que é destinado à reciclagem é mínima, este é um fator muito alarmante perante nossa comunidade. Os resíduos expostos a céu aberto, os famosos lixões, proporcionam inúmeros problemas de saúde pública, como poluição do solo, do ar e das águas; proliferação de vetores como moscas, ratos e baratas que por sua vez podem transmitir doenças a população em geral, além da poluição visual.
Portanto é extremamente necessária à tomada de consciência ambiental. Uma ferramenta usada para disseminar este pensamento são os cinco R’s. Repensar hábitos e atitudes, reduzir a geração e o descarte, reutilizar aumentando a vida útil do produto, reciclar transformando num outro produto, e por último, recusar produtos que agridam a saúde do meio ambiente.
Este projeto foi elaborado visando promover a educação ambiental principalmente de crianças e adolescentes, mas consequentemente atinge os adultos que de alguma forma são envolvidos e atingidos pelo mesmo.
“A formação de uma atitude ética e política é a grande contribuição que a educação ambiental pode dar num mundo em crise como o que vivemos. Não se restringindo apenas à transmissão de informações ou à inculcação de regras de comportamento, a educação ambiental está engajada na construção de uma nova cultura”. (CARVALHO, 2004 apud MARTINS,2019)
O ser humano desde a infância precisa ser relacionar com o seu ambiente e sua diferenças. Perceber-se que tem que se adaptar ao meio. O homem não nasce pronto, é necessário molda-lo e inserir nele essa consciência, por esse motivo trabalhar crianças e adolescentes, implica em construir seres conscientes e responsáveis. Isso só é possível através do desenvolvimento de hábitos, atitudes e valores. Tanto as crianças como os adolescentes estão mais abertos a transformações, somente plantando a semente e regando diariamente que iremos construir uma sociedade consciente.
...