Instrumentos De Medição
Monografias: Instrumentos De Medição. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniel1348 • 28/5/2014 • 1.703 Palavras (7 Páginas) • 282 Visualizações
OBJETIVO DO EXPERIMENTO
O objetivo deste trabalho foi realizar um experimento de medição de 01 (uma) arruela de aço; 01 (uma) porca sextavada de aço; 01 (um) cilindro de aço; 01 um disco de plástico na cor azul; 01 (uma) esfera de aço. Onde posteriormente mediante cálculos de densidade, será obtida a classificação do material de plástico por meio de uma tabela fornecida pelo professor Bruno no laboratório de física.
Em suma, o principal objetivo do experimento foi explorar o universo de medições por meio de aparelhos precisamente milimétricos utilizados no dia a dia das empresas pelo controle de qualidade, observando também o desvio padrão de determinado material, volume ocupado, densidade e classificação.
Possibilitando o grupo a observar os possíveis erros de medições predominantes no universo das incertezas, sendo erros sistemáticos ou estatísticos.
INTRODUÇÃO HISTÓRICA E TEÓRICA
O que é um paquímetro?
O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos. É um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Existem diversos tipos de paquímetro no mercado. Abaixo listamos os principais instrumentos, suas respectivas características e uma imagem representativa.
Paquímetro universal É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
Paquímetro universal com relógio Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante) É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho.
Paquímetro duplo Serve para medir dentes de engrenagens.
Paquímetro digital Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
O que é um Micrometro?
Em 1638 foi desenvolvido um instrumento provido de um parafuso deslocável com passo de 30 fios por polegada e uma escala circular fixa com 100 divisões. Não se conhece o sucesso deste instrumento. Em 1848 encontramos pela literatura a solicitação da patente de um calibre com rosca e vernier circular, na França. Somente após 1867, encontramos registrado do aperfeiçoamento de tal instrumento, que se tornou conhecido como micrômetro.
O micrômetro é um instrumento de medição utilizado onde se faz necessário uma exatidão superior a exigida para o paquímetro. Ou seja, quando se necessita medir com tolerâncias mais apertadas daquelas que o paquímetro pode oferecer, usa-se o micrômetro.
Diante desses aparelhos de medição, foi elaborado cálculos de média e Desvio Padrão de uma porca sextavada.
O que é média?
A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.
O Que é Desvio Padrão?
O termo desvio padrão foi introduzido na estatística por Karl Pearson no seu livro de 1894: "Sobre a dissecção de curvas de freqüência assimétricas". O desvio padrão é uma medida de dispersão usada com a média. Mede a variabilidade dos valores à volta da média. O valor mínimo do desvio padrão é 0 indicando que não há variabilidade, ou seja, que todos os valores são iguais à média. A fórmula de cálculo do desvio padrão para os valores x1, x2, x3,…, xn de uma amostra é a seguinte:
Neste trabalho usaremos no lugar dos valores “X” o valor “Y”conforme aprendido em sala, o que não influenciará em nada nos valores obtidos.
MATERIAIS UTILIZADOS:
• Paquímetro (universal)
• Micrometro
• Arruela de aço
• Porca sextava de aço
• Cilindro de aço
• Disco plástico
• Esfera de aço
• Balança digital
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1- Medir o Diâmetro Interno e Externo da Arruela Com o Instrumento Adequado.
2- Medir a Espessura das Seis Faces da Porca. Em seguida, calcule o valor do desvio padrão das medidas realizadas.
3- Medir o diâmetro interno e externo do cilindro. Em seguida calcule o valor do volume ocupado por esse cilindro. Calcule o valor da densidade do material utilizado.
4- Medir o diâmetro e a espessura do disco plástico. Obter o valor da densidade do material utilizado. Procure classificar o tipo de plástico utilizado na confecção do disco.
5- Medir o diâmetro da esfera de aço. Calcule o valor do volume da esfera juntamente com sua densidade. Procure especificar o tipo de aço utilizado.
RESULTADOS EXPERIMENTAIS
O grupo usou medições tanto do paquímetro quanto do micrometro, mas por opção, decidiu-se considerar as medições, teoricamente menos precisas, do paquímetro, embora seja um equipamento que lido corretamente
...