Interpretação de ISO 9000
Tese: Interpretação de ISO 9000. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleo3007 • 26/9/2014 • Tese • 681 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
Interpretação ISO 9000
Em sua abrangência máxima o ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam na melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.
No Brasil, em 1990 foi lançado o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, provocando grandes e profundas mudanças na forma de gerenciamento das empresas. Atualmente, a qualidade tem sido uma das maiores preocupações das organizações e o reconhecimento de sua importância tornou a certificação de sistema de gestão indispensável para várias delas. A certificação, além de aumentar a satisfação e a confiança do cliente, reduz custos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos da organização, além de facilitar o aceso a novos mercados.
Entre os modelos de Sistemas da Qualidade existentes, destaca-se o que é fundamentado na ISO 9001, que é uma norma de referência para a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade em qualquer tipo de atividade, uma vez que não fixa metas a serem atingidas pelas empresas.
QUEM PODE APLICAR
As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.
PARA QUE SERVE
As normas ISO 9001 9002 e 9003 se aplicam em situações contratuais, que exijam demonstração de que a empresa fornecedora é administrada com qualidade. A aplicação das normas parte dos seguintes princípios:
Produtos e serviços
A conformidade do produto pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa.
Exemplo:
Para aplicação da norma é preciso que a empresa se organize;
• Analise de contrato
• Controle de documento
...