Introduçao Ao Direito
Artigo: Introduçao Ao Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariamartins • 11/9/2014 • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003
Título
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
1
Tema
Apresentação da disciplina Introdução ao Estudo do Direito.
Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
Compreender o Plano de Ensino da Disciplina e sua importância para os objetivos do curso; o campo da ciência do direito e de suas diversas ramificações e sua relação com as ciências afins; as diversas concepções do Direito; a distinção entre Direito, Lei e Justiça; o entendimento do Direito como norma, faculdade e fato social.
Conhecer: as competências: conteúdos, habilidades e atitudes a ser desenvolvidas, em articulação com outras disciplinas do curso; a metodologia de ensino centrada na resolução de casos concretos e a bibliografia básica e complementar.
Estrutura do Conteúdo
Observação importante: Antes desta aula, você deve ler a Unidade I - Conceituação Básica, da página 09 até a página 17, do livro texto Livro didático de introdução ao estudo do Direito, Solange Ferreira de Moura [organizador]. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 1ª. Ed. 2014.
ESTRUTURA DO CONTEÚDO DESTA AULA
1. A Disciplina Introdução ao Direito
1.1. Plano de ensino;
1.2. Natureza, temática, importância e caracterização da disciplina Introdução ao Direito;
1.3. Bibliografia recomendada;
1.4 Metodologia do caso concreto, formas de avaliação, prova integrada.
2. Noção elementar do Direito
2.1. Os diversos sentidos da palavra direito;
3. O Direito e as Ciências afins;
Filosofia do Direito
Sociologia Jurídica
Ciência do Direito
História do Direito
Psicologia jurídica
UM ESBOÇO CONCEITUAL DOS TÓPICOS RELACIONADOS:
A importância e o objeto da Disciplina Introdução ao Estudo do Direito.
A cadeira de Introdução ao Estudo do Direito
I - Finalidades da IED:
- Fornecer uma visão global do direito (visão panorâmica e unitária das disciplinas jurídicas);
- Demonstrar a complementaridade das disciplinas jurídicas, embora haja autonomia doutrinária; (ou o sentido sistemático da unidade do fenômeno jurídico);
- Estabelecer o sentido dos vocábulos jurídicos, traçando as fronteiras das realidades e das palavras;(onde quer que exista uma ciência, existe uma linguagem correspondente);
Existem vocábulos com sentido técnico, como codicilo, que significa pequeno testamento. Existem também aqueles com sentido técnico e grafia idêntica a outro de uso corriqueiro. Ex: invenção.
- Localizar o direito no mundo da cultura, no universo do saber humano.
- A IED é o elo entre a cultura geral e a jurídica.
- Fornecer as noções básicas do método jurídico
Método é o caminho que deve ser percorrido para a aquisição da verdade, ou, por outras palavras, de um resultado exato ou rigorosamente verificado. Sem método não há ciência.
Cada ciência tem a sua forma de verificação, que não é apenas o modelo físico-matemático.
Depois disso, que tal começar perguntando: O que é Direito? E qual a sua importância em nossa sociedade?
Como resposta clássica, tem-se que direito é o que é justo, conforme a lei. É capacidade de praticar ou não praticar um ato. Prerrogativa que se tem de exigir de outrem, em proveito próprio, a prática ou abstenção de algum ato. E, do mesmo modo, direito é conjunto de normas jurídicas vigentes num país.
Mas os conceitos básicos de Direito mudaram. Eles mudam de acordo com os padrões individuais e sociais de cada época vivida. Assim, hoje:
[...]O direito é uma ordem da conduta humana. Uma "ordem" é um sistema de regras. O Direito não é, como às vezes se diz, uma regra. É um conjunto de regras que possui o tipo de unidade que entendemos por sistema. É impossível conhecermos a natureza do Direito se restringirmos nossa atenção a uma regra isolada. As relações que concatenam as regras específicas de uma ordem jurídica também são essenciais à natureza do Direito. "Apenas com base numa compreensão clara das relações que constituem a ordem jurídica é que a natureza do Direito pode ser plenamente entendida".
DIREITO COMO SINÔNIMO DE JUSTIÇA
Justiça = consiste em dar a cada um o que lhe pertence
"Significa nunca ninguém pretender alguma coisa senão seja sua, nem que não possa ser legitimamente adquirida." São Tomás de Aquino
DIREITO COMO SINÔNIMO DE FACULDADE
Direito = lei
Direito = justiça
Portanto lei = justiça.
Apesar do que vem escrito no inciso II do artigo 5º da constituição federal "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtudes de lei".
Nem todas as leis tem o caráter da obrigatoriedade, existe lei que apenas conceituam determinadas situações, também existem leis que não nos obrigam a qualquer coisa limitando- nos a permitir determinado comportamento, estas leis são chamadas permissivas teremos uma situação de direito significando faculdade, opção possibilidade de escolha quando a palavra direito for assim empregada.
DIREITO COMO SINÔNIMO DE CIÊNCIA
"O estudo do direito requer métodos próprios."
DIREITO COMO UM FATO
...