Introdução A Educacao A Distancia
Artigos Científicos: Introdução A Educacao A Distancia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaynnerSousa • 16/11/2014 • 1.655 Palavras (7 Páginas) • 614 Visualizações
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
1. O que você entende por internet e em qual País e quando foi seu início?
2. Quais as principais datas relacionadas à internet com os seus principais conhecimentos?
3. Cite alguns dos principais serviços que poderão ser proporcionados com o uso das tecnologias de informação e comunicação.
4. Quais as vantagens e desvantagens, como surgiu, como obter um e-mail e por que este pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa?
5. Comente sobre a utilidade da barra de ferramentas do navegador, por exemplo, do Internet Explorer ou Mozilla Firefox.
6. Para que serve um link e como este pode se apresentar na página da internet, textos ou apresentações do PowerPoint?
7. O que você entende por comunicação de forma assíncrona ou síncrona?
8. O que você entende por estilo de usuário Autônomo-Reflexivo e Adaptativo-Dedicado.
9. Quais as características principais de cada estilo de Aprendizagem em AVEA e suas estratégias?
10. As diretrizes preliminares para formas de educação virtual (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) foram divididas em cinco grandes grupos com a inclusão de vários itens e mais duas novas diretrizes, que são: Características Gerais de AVA (AVE), Características Especificas AVA (AVE), Ferramentas Administrativas AVA (AVE), Ferramentas de Apoio ao Professor AVA (AVE) e Ferramentas de Apoio ao Aluno AVA (AVE). Comente sobre cada uma destas, dando o Enfoque Pedagógico Intencional e sua característica Contrutivista e Construtivista social.
Respostas
1. Basicamente a Internet é “A rede das redes”, um conjunto de redes de computadores interligadas entre si proporcionando acesso à informação através de várias maneiras de comunicação. Esta possui uma linguagem (protocolo) própria que todos os computadores conectados devem “aceitar e entender”. É importante saber como funciona a Internet, e saber como podemos compartilhar informações com outros computadores.
Início da Internet, rede de computadores, Internet, remonta ao final da década de 60, nos Estados Unidos da América, como um projeto de defesa, frente ao perigo de interrupção das linhas de comunicação a um possível ataque atômico de outro país. A primeira rede deste gênero chamava-se ARPANET. Depois dos militares, foram as universidades, tendo como objetivo principal aumentar o intercâmbio de mensagens (correio eletrônico) na comunidade científica.
2. As principais datas relacionadas à internet com os seus principais acontecimentos são:
Data Acontecimentos Importantes
1969 Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas em Defesa do EUA (ARPA) inicia o projeto ARPANET (Conexão dos computadores do seu departamento de pesquisa).
1985
National Science Foundation (NFS) interliga seus supercomputadores (NFSNET).
1986 Interconexão da ARPANET com a NSFNET.
1988 Advanced Network and Service (ANS), consórcio da IBM, MCI e Universidade de Michigan, passa a manter a NFSNET.
Internet chega ao Brasil (FAPESP, UFRJ).
1989 Criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Brasil.
1992 A ANSNET passa a ser o primeiro backbone da internet nos EUA (PSI, UUNET, SPRINT,...).
1995 Serviço comercial da internet através da Embratel.
1997 A RNP disponibiliza acesso a Internet a todas as capitais dos estados brasileiros.
3. Alguns dos principais serviços que poderão ser proporcionados com o uso das tecnologias de informação e comunicação, são:
• Compartilhar informações, por exemplo: professores e alunos podem divulgar ou receber trabalhos escolares, projetos e informações diversas na internet;
• Trabalho colaborativo, em que grupos de professores e alunos de várias escolas do município, estado ou país possam discutir e construir algo em comum;
• Conhecimento atualizado sobre vários assuntos e sobre o que acontece no mundo e na sua aldeia;
• Visitas virtuais a museus, bibliotecas, instituições tecnológicas, embaixadas, órgãos públicos, empresas, universidades, escolas particulares e públicas etc. em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora;
• Acesso a mais, melhor e bem organizada informação;
• Ganho de tempo para produção de conhecimento.
4. O e-mail apresenta inúmeras vantagens em relação ao serviço de correio tradicional: É mais rápido; Comodidade de receber e enviar mensagens de sua casa ou trabalho; Pode-se enviar a mesma mensagem a múltiplos receptores, sem qualquer acréscimo de dispêndio de tempo; Destinatário pode ler as suas mensagens em qualquer local do mundo, desde que esteja ligado à Internet.
Desvantagens do e-mail - Dentre as principais desvantagens deste serviço evidenciamos a falta de sigilo, que não se pode garantir de modo absoluto, apesar do sistema de «passwords» (senhas).
O serviço de correio eletrônico surgiu em 1972 na ARPANET (a precursora da Internet) e é hoje um dos serviços mais usados na Internet. O e-mail (correio eletrônico) é o uso principal de 29% das pessoas que frequentam a Internet no Brasil e 75% dos norte-americanos. Sua filosofia é muito simples. Ele permite que duas ou mais pessoas troquem cartas, mensagens e até arquivos (de texto, sons, imagens, vídeos, etc.) entre computadores em qualquer lugar do mundo.
Para obter um e-mail ou endereço eletrônico é necessário realizar um cadastro em um provedor, há vários gratuitos, tais como: o Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol e Bol, que podem oferecer um endereço eletrônico vinculado a muitos outros serviços, que podem variar desde tamanhos de anexos à criação de blogs, só dependendo do tipo de provedor.
O e-mail pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa, nossos alunos podem, através deste, receber e mandar projetos, cartas, convites, trabalhos educativos, questionamentos, etc. para outras escolas, autores de livros, personalidades, cientistas, órgãos públicos, etc. Abre-se a possibilidade do aluno produzir conhecimento e compartilhá-lo
...