Introdução A Engenharia - Simulação
Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Engenharia - Simulação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iggors • 24/2/2015 • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO
CAMPUS JK - MONTES CLAROS
DANILO RAFAEL COUTINHO DE OLIVEIRA
IGGOR PATRICK FERREIRA SILVA
ÍTALO EUSTÁQUIO DE MOURA PINHEIRO
SIMULAÇÃO
MONTES CLAROS – MG
2014.
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO
CAMPUS JK - MONTES CLAROS
ENGENHARIA ELÉTRICA, NOTUNO.
DANILO RAFAEL COUTINHO DE OLIVEIRA
IGGOR PATRICK FERREIRA SILVA
ÍTALO EUSTÁQUIO DE MOURA PINHEIRO
SIMULAÇÃO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Introdução à Engenharia como atividade acadêmica.
Montes Claros- MG
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 DESENVOLVIMENTO 6
3.1 Conceito de Modelagem 6
3.2 Tipos de Modelos 6
3.3 Conceito de Simulação 7
3.4 Tipos de Simulação 8
3.5 Aplicações 8
3.6 Exemplo: Projeto Elétrico de uma Subestação 9
3.7 Exemplo: Projeto Eletrônico 9
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIA 11
1 INTRODUÇÃO
Esse relatório irá informar sobre o processo chamado de simulação na área de engenharia, expondo o conceito de simulação, relatando sua importância e exemplificando o uso desta ferramenta. A ferramenta de simulação exposta neste relatório é voltado para o seu conceito na área de engenharia, e não em um aspecto amplo geral.
Ao abordar o conceito de simulação, será abordado também sobre modelagem, pois são nos modelos é que se baseiam ou são utilizadas as simulações, a fim de comprovar se o modelo está adequado ou mesmo se necessita de melhorias.
Serão explicados os tipos de simulações com suas respectivas aplicações na área de engenharia de uma maneira mais didática e intuitiva, focando no entendimento de até mesmo pessoas mais leigas no assunto. Como as ferramentas de simulação e modelagem trabalham em conjunto, será relatado também sobre os tipos de modelos.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Discutir sobre a ferramenta de simulação no conceito de engenharia;
Caracterizar os tipos de simulações e modelos.
2.2 Objetivo Específico
Expor as definições de simulação e modelo;
Relatar sobre os tipos de simulação e modelo;
Demonstrar a importância desta ferramenta na área de engenharia;
Explicar métodos de uso desta ferramenta;
Demonstrar exemplos de uso explicando-os.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Conceito de Modelagem
Modelar é representar o sistema físico real, ou parte dele, em forma física ou simbólica, convenientemente preparada para predizer ou descrever o seu comportamento. Modelagem é o ato de modelar, ou seja, é a atividade de construir o modelo para representar o sistema físico real.
3.2 Tipos de Modelos
Modelo Icônico: É a imagem de algo que, obedecendo as formas e proporções do sistema físico real, o represente da forma mais fiel possível. Sua característica básica é o alto grau de semelhança com o seu equivalente real. Tem como objetivo comunicar informações que permitam transmitir como era, é ou será o sistema físico real. Uma grande utilidade deste tipo de modelo é a possibilidade de, através dele, podermos alterar o projeto com aperfeiçoamentos que melhorem a segurança de operação e manutenção, ou mesmo definir mais realisticamente detalhes construtivos, antes de construirmos o sistema físico real.
Modelo Matemático: É uma idealização, na qual são utilizadas técnicas de construção lógica, não necessariamente naturais e, certamente, não completas. Com ele os fenômenos e as variáveis do problema são descritos por elementos idealizados que representam as características essenciais da situação real, sendo relacionados através de uma expressão matemática. Por ser uma representação, os resultados não apresentam garantia de representatividade, devendo-se realizar
...