Introdução Ao Departamento PEssoal
Trabalho Universitário: Introdução Ao Departamento PEssoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RogerioAS • 7/6/2013 • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 1.912 Visualizações
1 Introdução a Departamento Pessoal
Partes das atividades do departamento pessoal atual, data de épocas bem remotas, desde quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão e demissão de pessoal.
A partir da Revolução de 1930, o governo provisório instituiu o decreto nº 19.398, de 11/11/1930, trazendo várias medidas de proteção ao trabalhador: Regularização da Sindicalização, Critérios de concessão de férias, carteira de trabalho, etc.
Departamento pessoa é constituído de três setores:
Admissão de Pessoal
Manutenção de Pessoal
Desligamento de pessoal.
No departamento de pessoal tem que seguir todas as leis definidas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)
Os funcionários pertencem a uma classe de categoria que chama-se Sindicato. O sindicato determina o piso salarial dessa categoria, (a data do reajuste salarial dá-se o nome de data-base), para isto tem que haver negociação.
Não é só o funcionário que possui sindicato, as empresas também possuem um sindicado de categoria, chamado Sindicato Patronal. O sindicato patronal é que faz acordo com o sindicato da categoria, o que chamamos de acordo coletivo, e na época da data-base vão discutir o reajuste salarial, isso se chama convenção coletiva. Se ambas as partes não chegarem a um acordo, a justiça então decide, sendo nesse caso a sua sentença chamada de dissídio, que é um acordo coletivo dado na lei.
2 RH – Recursos Humanos
Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é de gerar lucro para os acionistas através de atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresas tem o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso.
Então o RH é o responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.
Sendo assim, na maioria das empresas o RH cuida dos processos que selecionam pessoas, treinam as pessoas, desenvolvem as pessoas e remuneram as pessoas.
O Rh também é responsável junto com a direção da empresa, por definir em uma empresa sua cultura, sua identidade, seus valores que irão permear todas as ações de todas as pessoas em todos os processos.
Além desses, o RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: Estrutura Organizacional, promoção interna, feedback, liderança, gestão de processos e metas, gestão de projetos, entre outras.
3 RH – Área de seleção de pessoas
A área de seleção é uma das áreas mais estratégicas da empresa de recursos humanos.
Dentro das atividades estratégicas, a área de seleção deve conhecer como ninguém o negócio da empresa, deve ter no sangue a cultura e os valores da empresa, deve conhecer as pessoas e o gestor. Existem atividades como: ligar para candidatos, agendar sala, preparar material para dinâmicas de grupo, responder e enviar e-mails, fazer anúncio de vagas, filtrar currículos, etc.
4 RH – Desenvolvimento Organizacional
A área de Desenvolvimento de Pessoas no RH como o próprio nome diz, é responsável por construir ferramentas e metodologias para que as pessoas se desenvolvam, dentro da estratégia das empresa.
4.1 Cultura e Valores
Cuidar para que as ações praticadas correspondam ao que foi escrito no papel.
4.2 Avaliação de Desempenho
Metodologia que avalia os funcionários em relação aos resultados e a forma como os resultados foram alcançados (valores, competências, comportamento).
4.3 Treinamento
Treinar os funcionários dentro de determinados conhecimentos e competências corporativos ou especificas para a função.
4.4 Gestão de Talentos
Programa de desenvolvimento para novos profissionais através de programas corporativos de estágios ou traines.
Um fatos importante e a diferenciação, ou seja, pessoas são diferentes e por isso não podem ser reconhecidas como se fossem todas iguais. Um grande desafio dessa área é desenvolver processos e métodos que consigam diferenciar os resultados e atitudes das pessoas, para construir um plano de desenvolvimento individual.
4.5 Atividades
1) O que se entender por atrair, manter e desenvolver os talentos humanos das empresas?
2) Qual a maior dificuldade que o RH encontra nas organizações?
3) Diferencie R.H. de D.P.
4) O que se entende por clima organizacional?
5) A área de seleção é considerada uma área estratégica da empresa. Porque isso ocorre? Qual a importância desta área para a emrpesa?
5 Relação de Emprego
Conforme o artigo 2º da CLT, o empregador é aquele que: Admite, assalaria, controla a prestação de serviços.
Empregador: Empresa individual ou coletiva.
Equiparam ao empregador, para efeitos exclusivos da relação de emprego:
- Profissionais Liberais;
- Instituições de beneficência;
- ONG’S.
5.1 Artigo 2º da CLT
Empregado: Toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregados, sob independência deste e mediante salário.
Para que ocorra
...