Introdução Ao Direito
Tese: Introdução Ao Direito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: julia.caroll • 26/9/2013 • Tese • 246 Palavras (1 Páginas) • 249 Visualizações
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ACADÊMICA: ROMILDA SILVA PRAZERES
CASO 02
RESPOSTAS
Sim, não
Não, não
Positivo, na regra jurídica, não há nada que impeça o seu comportamento, mas na regra moral, a sociedade não aceita.
1-a) Sim consiste que o estado não tem religião, ele é regido por uma constituição democrática e de acordo com a legislação do nosso país ela preserva o direito da vida.
b) Sim, eles serão disciplinados.
c) Sim responderia ao Conselho Regional de Medicina e no penal seria condenado por omissão de socorro.
GLOSSÁRIO
DIREITO: É um conjunto de regras dotada de sanções que regem as relações dos homens que vivem em sociedade.
MORAL: É um conjunto de regras adquirido através da cultura, pois regula o modo de agir das pessoas da consciência individual. Os princípios morais: honestidade, bondade, respeito, virtude são valores universais.
Teoria dos círculos secantes: direito e moral possuíram uma faixa de competência comum e, ao mesmo tempo, uma área particular independendo.
Teoria dos círculos independentes: A norma é o único elemento essencial ao Direito, cuja validade não depende de conteúdo morais.
Teoria do mínimo ético: consiste na ideia de que o Direito representa o mínimo de preceito morais necessários ao bem estar da coletividade.
Direito é Heterônomo: É quando o individuo se sujeita a vontade de terceiro ou de uma coletividade, ou seja, todos devem submeter vontade da lei, pois aplica-se você e os demais cidadãos componente da sociedade.
Coercibilidade: É quando o direito tem plena eficácia possui um meio de impor as regras jurídicas aos seus receptores.
...