Introdução Ciclo Global
Artigos Científicos: Introdução Ciclo Global. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ksea • 16/4/2014 • 273 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Ao longo do tempo, a composição da atmosfera tem se modificado em resposta às interações biológicas e geológicas, que ocorrem nas interfaces com a litosfera e a hidrosfera. As altas concentrações de nitrogênio e oxigênio, por exemplo, devem-se à regeneração contínua dessas substâncias por organismos vivos (atividade microbiana e fotossíntese, respectivamente). Na ausência da biota( conjunto de seres vivos) , a atmosfera do planeta teria concentrações de gás carbônicos muito maiores do que as atuais, ao passo que o oxigênio seria apenas uma substância em concentração em nível de traços.
A vida na Terra é mantida pela energia proveniente do Sol e pelas interações entre sistemas físicos e biológicos em contínuo reciclo, tornando o planeta um sistema auto-sustentado e em evolução.
Gases traço e compostos voláteis( são principalmente os hidrocarbonetos resultantes das moléculas de combustível que não foram ou foram apenas parcialmente queimadas), por exemplo, são gerados em emissões biogênicas a partir de solos e oceanos, enquanto que compostos reduzidos de enxofre são produzidos por plantas e microorganismos em oceanos. Grandes quantidades de cinzas e dióxido de enxofre são produzidas durante erupções vulcânicas. O dióxido de enxofre, SO2, assim produzido pode ser ainda convertido a sulfato particulado, na atmosfera. Metano é emitido por vegetação em áreas alagadas e por vazamento em depósitos naturais. Os processos de transporte e deposição são responsáveis pelo retorno de parte dessas substâncias aos solos, oceanos e corpos d’água, enquanto reações na atmosfera produzem as transformações químicas e físicas, convertendo-as em novas espécies.
Com uma boa aproximação, pode se assumir que o planeta é um sistema fechado em termos de fluxos de massa, sem entrada ou saída de material.
...